A estrela de Mattos brilha e o Itapema White Sharks derrota o São José Istepôs pela primeira vez

Mattos anotou um touchdown, um field goal e um extra point. Foto Telmo Curcio

Na tarde deste último domingo (15), o Itapema White Sharks recebeu o São José Istepôs, em partida válida pela última semana da Superliga Centro-Sul. O confronto ocorreu no gramado do Capão do Centro, em São João Batista. O duelo foi marcado pelo excesso de yellow flags durante toda a partida, contudo a estrela do kicker #10 João Paulo Mattos brilhou pelo lado do time do Vale do Itajaí. O jogador anotou os dez pontos que garantiram a primeira vitória dos White Sharks contra os Istepôs. A partida terminou em 10 a 7 para os mandantes.

Confira a tabela de classificação e chaveamento dos playoffs da Superliga Nacional

Veja o calendário de jogos da Superliga Nacional

Em um primeiro muito truncado e com baixo aproveitamento por parte dos quarterbacks de ambos os times, o placar não saiu do zero. O excesso de faltas também prejudicou a produção ofensiva. Os primeiros pontos vieram no segundo período, quando o kicker #10 Jão Paulo Mattos acertou um difícil chute de 40yd.

Na volta do intervalo, os White Sharks ampliaram a diferença com um touchdown de Mattos em uma corrida de 16yd. A jogada era para ser um field goal de 26yd, porém, o long snapper errou o hike, o holder #11 Marcos Vinícius Almeida improvisou um passe lateral para o kicker, que recebeu a bola sem marcação e correu até a endzone. O próprio Mattos tratou de converter o PAT.

Esta foi a segunda vez que um erro no long snap resulta em touchdown para o elenco de Itapema na temporada 2015. A primeira vez foi diante do Coritiba Crocodiles, em Curitiba.

Leia mais sobre este erro de snap que resultou em TD para os White Sharks contra os Crocodiles

Os Istepôs responderam na campanha seguinte, um excelente punt do time de São José posicionou o quarterback #8 Igor Clemes contra a parede, na linha de 2yd do seu campo de defesa. No primeiro down, em uma QB sneak, Clemes sofreu um fumble que foi recuperado pela defesa dos visitantes. Na descida do elenco alvirrubro, o fullback #44 Pumba correu até a a endzone para anotar o único touchdown dos Istepôs. O kicekr #19 Pezão acertou o extra point.

No último quarto, os dois times seguiram com um número extremamente grande de flags. Os ataques não produziam e isso favoreceu os mandantes a deixar o jogo nervoso e o relógio a ficar escasso para os Istepôs. Em uma quarta descida, o quarterback #15 Douglas Rodrigues tentou conectar o tight end #94 Vinícius Zanon, entretanto, o cornerback #44 Luis Alves impediu a jogada, com o turnover on donws, bastou Clemes ajoelhar na bola e garantir a primeira vitória dos White Sharks diante do rival da região metropolitana de Florianópolis. Final 10-7.

Com o resultado, o Itepama White Sharks encerra a temporada regular da Superliga Centro-Sul com campanha 4-2 e na terceira colocação. Já o São José Istepôs acaba com retrospecto 2-4 e na quinta colocação.

Assista o confronto entre White Sharks vs. Istepôs