Algarve Sharks supera Lisboa Navigators e sobe no Grupo Sul

O americano deLoureiro comandou a vitória do elenco do Faro. Foto Sergio Godset

No duelo do Grupo Sul deste fim-de-semana os Lisboa Navigators recebiam na Picheleira os Algarve Sharks. Ambas as equipas tinham-se defrontado a meio de dezembro e na altura a vitória ficou do lado dos Navigators pelo parcial de 19-13. Este jogo era de caracter importante uma vez que uma vitória para os Navigators lhes dava o segundo lugar do grupo e, ao mesmo tempo, os Sharks também precisavam de vencer para ficarem nessa posição.

Confira a tabela de classificação da Liga Portuguesa

Veja o calendário de jogos da Liga Portuguesa

Os Navigators entraram com o seu ataque e num drive longo e com imensas jogadas de corrida, terminaram com um touchdown de Marco Madeira e os primeiros pontos do jogo. Os Sharks responderam e marcariam com um passe de Ryan DeLoureiro para Brandon SooHoo. O jogo prometia pontos, prometia espectáculo e ambas as equipas estavam em bom plano. Ainda no primeiro quarto os Sharks bloqueiam um punt dos Navigators e André Rocha recupera a bola na endzone, dando a vantagem aos Sharks.

Já no segundo quarto os Navigators respondiam e José Pedro num quarterback sneak deixa o jogo empatado. Mas ainda antes do intervalo os Sharks voltariam a responder e Ryan DeLoureiro, desta feita, marca um touchdown de corrida. Chegávamos ao intervalo e a vantagem era de 22-14 a favor dos visitantes.

Na segunda parte o jogo continuava equilibrado e com ambas as equipas a avançarem e marcarem pontos, os Sharks na sua maioria utilizando jogadas de passe e os Navigators utilizando jogadas de corrida. Com o resultado separado por dois touchdowns a favor dos Sharks, Filipe Correia faria uma pick six e deixava os Sharks com uma vantagem mais confortável. Mas os Navigators ainda estavam no jogo e Marco Madeira voltaria a marcar numa nova corrida e relançava o encontro.

Já no último quarto, os Sharks acabariam por cimentar a sua vantagem e marcariam com mais passes de Ryan DeLoureiro, para Brandon SooHoo e João Lobato. Ainda antes do final do encontro os Navigators marcariam com um touchdown de corrida de Ricardo Ladeira. Ainda numa tentativa de voltar ao jogo pelos Navigators, numa tentativa de onside, os Sharks acabariam por recuperar a bola, marcariam touchdown e terminaria o jogo sem que mais pontos fossem marcados.

O resultado final foi de 66-36 a favor dos Sharks que desta forma estão em excelentes condições de ficarem em segundo lugar no Grupo Sul, sendo que para isso lhes basta vencer o próximo jogo contra os Devils. Já os Navigators o melhor que podem fazer é um terceiro lugar no Grupo Sul e para isso precisam que os Devils vençam os Crusaders no próximo fim-de-semana. Ainda todas as equipas do Grupo Sul se podem classificar para os playoffs e estas classificações que são mencionadas é para a definição dos embates na segunda fase da época regular, na fase entre grupos.

Texto André Amorim/Futebol Americano