Brasil Futebol Americano encerra temporada com sucesso e comemora, em 2019, dez anos de liga

Fonte: Galo Futebol Americano/João Guilherme via Facebook

A temporada de 2018 terminou de forma positiva no cenário do Futebol Americano brasileiro, principalmente para a equipe Galo FA, campeã do Brasil Bowl IX. O ano ficou marcado, além do título mineiro, como um dos melhores de público e estrutura. Com 32 participantes, a disputa do torneio aconteceu com times de quase todo território nacional. Em 2019, na comemoração dos 10 anos da liga, a expectativa é que o esporte consiga se estabilizar ainda mais no cenário esportivo.

O Brasil Bowl IX aconteceu no dia 16 de dezembro, no Estádio Almeidão, em João Pessoa, na Paraíba. Apesar de não lotar completamente o estádio de quase 25 mil pessoas, o público, para uma partida de futebol americano no Brasil, foi alta. Cerca de oito mil torcedores acompanharam o confronto final entre o time da cidade, o João Pessoa Espectros, e o Galo FA, que acabou sendo campeão pelo placar de 17 a 13.

No entanto, não é apenas o time mineiro que tem a comemorar. Os 32 participantes do campeonato Brasil Futebol Americano estão colhendo os frutos de uma estrutura que começou simples em 2009, quando o extinto Torneio Touchdown aconteceu pela primeira vez. Desde então, o público e os times cresceram para montarem uma competição que conseguiu expandir para fora do eixo Rio-São Paulo.

Nesta temporada, a única região sem representantes na competição foi o Norte. Porém, o Belém Vingadores parece mais do que pronto para, em 2019, ser o primeiro da região a aparecer no cenário nacional. O Sul e o Centro-Oeste contam com sete representantes cada, o Nordeste com oito e o Sudeste, com maior número, possui 10 times. A tendência é que este número mude a cada temporada, pois o sistema de rebaixamento e acesso da Liga Nacional tem funcionado de maneira positiva.

Apesar da temporada 2018 ter acabado a pouco tempo, as expectativas para o Brasil Bowl X estão em alta. A comemoração de 10 anos da iniciativa em fazer acontecer o Futebol Americano no país deve relembrar algumas das dificuldades em todo esse período. Porém, o sucesso atual é inegável.

Internet e streamings fazem público crescer

O sucesso crescente do Futebol Americano no Brasil não é uma surpresa. Segundo o canal ESPN Brasil, responsável pela cobertura principal dos jogos da NFL e do Super Bowl no país, a audiência dos jogos está crescendo a cada temporada. Comparado com 2017, o número de pessoas assistindo aos jogos aumentou em cerca de 17%. Um dos motivos é o uso da opção de streaming da emissora, o WatchESPN.

Fonte: Mundo ESPN via Facebook
Fonte: Mundo ESPN via Facebook

Aliás, a internet tem papel fundamental na influência com o público brasileiro. O crescimento da interação do torcedor com os perfis de clubes nas social medias, ou então com o apostas esportivas, ajudam na expansão do esporte americano por aqui. O público tem procurado na internet maneiras de aprender mais sobre as regras, os grandes times, os torneios e, consequentemente, a liga brasileira.

O Futebol Americano no Brasil ainda está longe da NFL, e talvez nunca consiga alcançar, porém o objetivo nunca foi esse. A intenção sempre foi dar ao esporte mais espaço não só em algumas regiões, mas por todo o país. Essa missão já foi conquistada, tornando o Brasil Bowl um sonho possível para clubes de todas as regiões. Em 2019, os times vão conseguir comemorar 10 anos dessa luta que valeu a pena.

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias e curta-nos no Facebook.

Leave a Comment