CBFA confirma Liga Nacional com 33 equipes

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), Guto Sousa, confirmou ao Futebol Americano Brasil a tabela da temporada 2016 da Liga Nacional na noite desta terça-feira (17). O certame de acesso a Superliga Nacional terá 33 equipes, divididas em quatro ConferênciasSul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. As Conferências Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste terão duas divisões cada, diferente do Sul, que terá divisão única.

No Sul estão: Joinville Gladiators, Porto Alegre Pumpkins, Santa Maria Soldiers, os estreantes Bento Gonçalves Snakes, Curitiba Lions, Joinville Redlions e Santa Cruz Chacais. Este último retoma a disputa de competições de nível nacional.

No Sudeste, a divisão A conta somente com estreantes: Belo Horizonte Get Eagles, Mooca Destroyers, Palmeiras Locomotives, Uberaba Zebus e Uberlândia Lobos. Na divisão B têm: Leme Lizards, Paulínia Mavericks, Ponte Preta Gorilas, Prudente Coronéis e Rio Preto Weilers. Fora Gorilas e Weilers, os demais são estreantes em competições da CBFA. Locomotives e Lobos já atuaram no Torneio Touchdown.

No Centro-Oeste, a divisão A terá: Brasília Alligators, Brasília Leões de Judá, Sinop Coyotes e Sorriso Hornets. O grupo B contará com: Brasília V8, Campo Grande Gravediggers e os estreantes Brasília Templários e Rondonópolis Hawks.

No Nordeste, a divisão A terá: Caruaru Wolves, Maceió Marechais, Náutico Horses e Olinda Sharks. No B terão: ABC Scorpions, Arcoverde Templários, Roma Gladiadores e Tropa Campina.

A fórmula de disputa

Na temporada regular, cada equipe fará quatro partidas – duas como mandante e duas como visitante. Classificam-se oito equipes somadas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e quatro no Nordeste. Os campeões das divisões A e B de Sudeste e Centro-Oeste, mais o campeão e vice do Sul. No Nordeste passam o campeão e vice de cada divisão.

Os classificados para os playoffs e chaveamentos ainda estão sendo discutidos pelas equipes participantes de Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Crê-se que ainda nesta semana será definido o método de disputa. Sabe-se que o campeão da Conferência Nordeste terá acesso a Conferência Nordeste da Superliga Nacional, enquanto que as Conferências Sul, Sudeste e Centro-Oeste disputam três – ou quatro – vagas na elite do campeonato brasileiro.

Para apresentar o cenário, o playoff entre Sul, Sudeste e Centro-Oeste é independente do Nordeste. A inviabilidade logística impede a criação de uma final única na Liga Nacional.

Mais informações sobre os playoffs da Liga Nacional em breve.

  • Nennius

    Acho interessante essa vontade de colocar os times B em uma categoria nacional como ocorre no futebol, mas ainda é muito cedo e inviável para fazer isso acontecer! Depois da fase de grupos os campeões vão jogar entre si já tendo ou nao vaga para as divisões Super? vai ficar uma bagunça… melhor dividir por divisão e cada uma delas dá as respectivas vagas para a divisão nacional, não vejo necessidade ainda para misturar as divisões da B, até para os times da A vai ser um parto conseguir se locomover para fazer os playoffs acontecerem….