Com hat-trick de Furtado, Lisboa Devils conquista a primeira edição do Torneio Fundadores

Lisboa Devils volta a conquistar um título lusitano. Imagem FPFA/Reprodução

O Lisboa Devils sagrou-se campeão da primeira edição do Torneio Fundadores ao vencer o rival metropolitano Cascais Crusaders pelo placar de 23 a 14. O título foi disputado na tarde deste domingo (23), no Complexo Desportivo da Rodovia, em Braga. Os Devils voltam a conquistar um título nacional após uma temporada, quando ergueu a Liga Portuguesa de Futebol Americano (LPFA) 2016/2017.

Saiba como foi a temporada do Torneio Fundadores

A decisão no Norte colocou frente-a-frente dois programas de futebol americano do Sul. O embate de trincheiras marcou o arranque da partida, quando nenhumas das unidades ofensivas conseguiu produzir em campo, o que deixou inalterado o marcador.

No começo do segundo quarto, o halfback #23 Jesuíno Furtado encontrou espaço no front seven dos Crusaders para percorrer 32yd até cruzar o plano de gol e anotar o primeiro touchdown do jogo. O placekicker #14 Ruben de Barros desperdiçou o PAT.

A resposta de Cascais veio no drive seguinte. O signal caller #8 Matias Manuel saiu em roll out para a direita e encontrou o wideout #81 Frederico Lousada em uma conexão de 6yd para touchdown. O kicker #21 Rodolfo Cruz conferiu o extra point.

Porém, a liderança dos Crusaders durou pouco. Os Devils tomaram de volta o mando do placar em uma corrida de 8yd no A gap com Furtado. Desta vez, Barros mandou a pelota no meio do “Y”.

Antes do término do primeiro tempo e dentro do two minute warning, o roster de Cascais voltou a visitar a endzone lisboeta, em uma corrida de 3yd do tailback #1 João Marques. O backup kicker #37 Oscar Oliveira acertou o arremate de bonificação. 13-14.

Na etapa complementar, Manuel comandou o ataque de Cascais até a redzone. Entretanto, o quarterback sofreu a interceptação da secundária de Lisboa. O turnover foi determinante para não deixar os Crusaders a anotar pontos.

Com mais 12 minutos a serem jogados, os Devils viraram novamente o marcador com um field goal de 31yd com o kicker #22 Bruno Cardoso. Na sequência, o elenco da Capital tratou de sacramentar o triunfo em nova corrida de 32yd no hat-trick de Furtado. Cardoso encerrou com o PAT. Final 23-14.

— Foi uma boa oportunidade de dar minutos a rookies e de criar mais coesão na equipa. A conquista ajuda a criar uma mentalidade vencedora na equipa que é fundamental para vencermos o campeonato. Foi preciso ajustamentos ao longo do jogo porque os Crusaders estão fortes. Podia ter ido para os dois lados, foi para os Devils. Daqui a duas semanas voltamos a jogar para o campeonato — comentou o head coach dos Devils, Nuno Félix.

Com o encerramento da competição, os dois programas voltam as suas atenções à disputa da Liga Portuguesa de Futebol Americano, que inicia em janeiro de 2019.

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias e curta-nos no Facebook.

Leave a Comment