Comitê gestor divulga o calendário de jogos da temporada 2017 do BFA

Os administradores do Brasil Futebol Americano (BFA) divulgaram nesta quarta-feira (19) o calendário de jogos da temporada 2017. A previsão é que o certame nacional inicie no dia 1º de julho. Ao todo serão 30 equipes, separadas por quatro conferências de acordo com a região geográfica, na disputa da elite brasileira.

Saiba como foi a temporada 2016 da Superliga Nacional



Com 95 jogos no total, sendo 80 de temporada regular, 12 de playoffs regionais e três de playoffs nacionais, o BFA determinará no dia 9 de dezembro o campeão brasileiro de futebol americano de 2017, o primeiro campeão do BFA.

Cada conferência tem um número de equipes e, por isso, um número diferente de jogos. A seguir estão os modelos de disputa de cada conferência:

Conferência Sul

Na conferência Sul a disputa acontece com sete equipes, e todos se enfrentam na fase regular da competição. Após os seis jogos de temporada regular, o time melhor classificado recebe o quarto colocado e o segundo melhor classificado recebe o terceiro colocado, definindo assim as semifinais de conferência. O mando de campo da final de conferência será da equipe classificada com a melhor campanha na temporada regular.

Conferência Sudeste

Na conferência Sudeste a disputa acontece com dez equipes, separadas em dois grupos de cinco equipes. A distribuição dos grupos é:

Grupo Oeste

Flamengo
Vasco da Gama Patriotas
Santos Tsunami
Corinthians Steamrollers
Sada Cruzeiro

Grupo Leste

Lusa Lions
Vila Velha Tritões
Botafogo Reptiles
Minas Locomotiva
São Paulo Storm

As equipes jogam contra todos os times dentro do próprio grupo e um jogo contra um adversário do outro grupo. Os confrontos entre grupos foram definidos em função de equilíbrio de distâncias viajadas, e são os seguintes (mandante x visitante):

Locomotiva vs. Cruzeiro
Steamroller vs. Storm
Reptiles vs. Flamengo
Tsunami vs. Lions
Tritões vs. Patriotas

Após os jogos da temporada regular, a equipe melhor classificada dentro de cada grupo estará automaticamente classificada para a semifinal de conferência como mandante.

As duas melhores campanhas em seguida, independente de grupo, se classificam como terceiro e quarto colocado. O campeão de grupo melhor classificado recebe o quarto colocado, e o outro campeão de grupo recebe o terceiro colocado. O mando de campo da final de conferência será da equipe classificada com a melhor campanha na temporada regular.

Conferência Centro-Oeste

Na conferência Centro-Oeste a disputa acontece com cinco equipes, e todos se enfrentam na fase regular da competição. Após os quatro jogos de temporada regular, o time melhor classificado recebe o quarto colocado e o segundo melhor classificado recebe o terceiro colocado, definindo assim as semifinais de conferência. O mando de campo da final de conferência será da equipe classificada com a melhor campanha na temporada regular.

Conferência Nordeste

Na conferência Nordeste a disputa acontece com oito equipes, separadas em dois grupos de quatro equipes. A distribuição dos grupos é:

Grupo Norte

Ceará Caçadores
América Bulls
Ufersa Petroleiros
Tropa Campina

Grupo Sul

João Pessoa Espectros
Recife Mariners
Recife Pirates
Vitória

As equipes jogam contra todos os times dentro do próprio grupo e três jogos com adversários do outro grupo, sendo a regra para definir os confrontos a seguinte:

1º não enfrenta 4º
2º não enfrenta 3º

Mando de campo nos playoffs do BFA

Os critérios para mando de campo em playoffs nacionais foram definidos em forma de rodízio pelo Comitê Gestor, de forma que haja alternância de confrontos das semifinais nacionais a cada 2 anos, e em um ciclo de 6 anos, todas as conferências tenham se enfrentado. Para prioridade de mando de campo na final de cada ano (Brasil Bowl), o critério utilizado foi a distância viajada na semifinal (definição das prioridades 1 e 2).

Para 2017, as semifinais serão (mandante x visitante):

Sul vs. Sudeste
Nordeste vs. Centro Oeste

E a prioridade de mando de campo para a final é:

1. Centro Oeste
2. Sudeste
3. Sul
4. Nordeste

Em 2018 os mandos de campo das semifinais se invertem e a prioridade de mando do Brasil Bowl também.

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias e curta-nos no Facebook.