Copa Sul 2016 tem dez equipes pré-confirmadas

Em conversa com o Futebol Americano Brasil, o presidente da Federação Catarinense de Futebol Americano (FCFA), Ricardo Pizetta, informou que a temporada 2016 da Copa Sul será formada por dez equipes – uma a mais que a terceira edição. Os três Estados do Sul estão presentes. Estão pré-confirmados pelo Rio Grande do Sul: Ijuí Drones, Porto Alegre Bulls e Restinga Redskulls. Por Santa Catarina são: Corupá Buffalos (atual vice-campeão), Criciúma Miners, Gaspar Black Hawks, Itaiópolis Xoklengs e Itajaí Dockers. Pelo Paraná são: Curitiba Guardian Saints e Curitiba Tigers.

Confira como foi a temporada 2015 da Copa Sul

O atual campeão, o Santa Cruz Chacais, decidiu pela disputa da Liga Nacional, por isso, não participará deste ano da competição da FCFA. Entretanto, estreiam Bulls, Dockers e Tigers. Os times de Itajaí e o novato de Curitiba competirão oficialmente pela primeira vez em suas recentes histórias.

Como serão dez elencos neste ano, a fórmula de disputa mudará em relação a anterior. Em 2016, a ideia é que os times sejam divididos em duas chaves de cinco – diferente das três divisões de 2015. Todos jogam contra todos dentro de suas chaves e em turno único – dois como mandantes e dois como visitantes. Classificam-se para os playoffs oito times, onde jogarão quartas, semi e final em partidas únicas.

As chaves serão definidas por critério geográfico, para facilitar os deslocamentos e logísticas dos times. O calendário será divulgado em breve pela Federação Catarinense. Crê-se que até o próximo domingo, os organizadores e os participantes cheguem a um consenso da fórmula a ser adotada.

A previsão das chaves

Grupo A

Ijuí Drones
Porto Alegre Bulls
Restinga Redskulls
Criciúma Miners
Gaspar Black Hawks/Itajaí Dockers

Grupo B

Curitiba Guardian Saints
Curitiba Tigers
Corupá Buffalos
Gaspar Black Hawks/Itajaí Dockers
Itaiópolis Xoklengs

Conheça a galeria dos campeões

Campeões/vices

2015 – Santa Cruz Chacais/Corupá Buffalos
2014 – Itapema White Sharks/Criciúma Miners
2013 – Itapema White Sharks/Ponta Grossa Phantoms (atual Unicentro Knights)
2012* – Criciúma Slayers (atual Miners)/Itapema White Sharks

*Nota do editor: única edição da Copa Santa Catarina

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias e curta-nos no Facebook.

Leave a Comment