Copa Sul de Futebol Americano

A Copa Sul de Futebol Americano é uma competição promovida pela Federação Catarinense de Futebol Americano (FCFA). É o único torneio interestadual na Região Sul do Brasil. Competem equipes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná desde que não participem de certames de nível nacional no segundo semestre.

Segundo o texto retirado do Wikipedia, a Copa Sul foi idealizada e criada por Ranieri D’Avila Ieski com assistência de Marcos Pires de Moraes em 2013, originalmente composta por quatro equipes, com a finalidade de dar oportunidade às equipes participantes que não possuíam cronograma de jogos para o segundo semestre. Uma competição direcionada à equipes pequenas ou em processo de reestruturação que não tivessem recurso humano e/ou financeiro para cumprir a logística de longas viagens requeridas em torneios nacionais. O foco da competição era prover oportunidades para ganho de experiência e condições de jogo aos iniciantes do esporte.

Em 2014, havia três equipes interessadas, e para adequar a tabela de jogos, a Federação Catarinense de Futebol Americano (FCFA) convidou a equipe do Itapema White Sharks para compor o elenco do torneio em caráter excepcional.

Em 2015, nove equipes aderiram ao torneio dando início à uma nova fase e novo modelo de competição por divisões, nomeadas a partir dos três estados da Região Sul.

Temporada 2013

Balneário Camboriú Lobos do Mar
Itapema White Sharks (campeão)
Ponta Grossa Phantoms (vice-campeão)
Criciúma Slayers (atual Miners)

Temporada 2014

Criciúma Miners (vice-campeão)
Gaspar Black Hawks
Ijuí Drones
Itapema White Sharks (campeão)

Temporada 2015

Divisão RS
Ijuí Drones
Restinga Redskulls
Santa Cruz Chacais (campeão)

Divisão SC
Camboriú Broqueiros
Criciúma Miners
Gaspar Black Hawks

Divisão PR
Corupá Buffalos (vice-campeão)
Curitiba Guardian Saints
Itaiópolis Xoklengs

Copa sul temporada 2015
Copa Sul temporada 2015