Cuiabá Arsenal vence de virada derby contra os Tubarões do Cerrado e avança à semi do BFA

Arena Pantanal recebeu o derby entre Cuiabá Arsenal vs. Tubarões do Cerrado pela primeira vez. Foto Arsenal/Divulgação

O histórico entre Cuiabá Arsenal e Tubarões do Cerrado ainda permanece favorável ao elenco do Mato Grosso. Pela final da Conferência Centro-Oeste do Brasil Futebol Americano (BFA), o Arsenal derrotou de virada o maior rival pelo placar de 19 a 10. O derby foi disputado pela primeira vez na Arena Pantanal, neste sábado (21), em Cuiabá. O triunfo coloca o Arsenal de volta a semifinal de uma competição brasileira.

Saiba como estão os playoffs do BFA



A rivalidade estava a flor da pele. As defesas controlaram as ações dos ataques e o primeiro quarto passou em branco. O placar foi inaugurado no segundo período, quando quarterback americano Tom Kudyba posicionou o Arsenal na redzone e na linha de 5yd. Restou ao placekicker Raulin Leal abrir o marcador num chute curto de field goal.

A resposta do TdC foi quase que imediata. Os brasilienses aproveitaram o smashsmouth offense com as corridas do running back Felipe Florêncio para visitar a redzone mato-grossense. Contudo, um bad snap se transformou em um fumble que foi recuperado pela defesa da casa para minar a campanha visitante. Dentro do two minute warning, os Tubarões empataram a partida em um complicado field goal de 55yd executado pelo kicker Victor Fialho. 3-3.

Na volta do intervalo, Florêncio tratou de carregar o ataque azul novamente a redzone de Cuiabá. Em uma corrida curta de 1yd, o halfback venceu a defesa da casa para anotar o touchdown. Fialho completou com o PAT. Na sequência, os visitantes tiveram a chance de ampliar a vantagem com um segundo field goal, porém, o head coach americano do Arsenal, Kenneth Joshen, ousou ao chamar o icing the kicker. O movimento deu certo, pois Fialho desperdiçou o arremate.

Com o andamento do último quarto, somado ao congelamento de Fialho, trouxe de volta a vontade de buscar o jogo pelo lado esmeraldino. A construção da virada iniciou com o acerto de um field goal de Leal, para diminuir a vantagem em quatro pontos. A troca de liderança no score veio com o running back revelação de Mato Grosso. Karl Henry marcou o primeiro touchdown do Arsenal na partida, em uma big play de 48yd. O extra point de Leal foi bloqueado pelo TdC.

O Tubarões do Cerrado apostou em sua zona de segurança para avançar até o meio-campo: as corridas com Florêncio. Quando foi apostar no passe, Thiago foi interceptado pelo linebacker cuiabano Kléber, que retornou a bola até a jarda 48 do campo de defesa. Mesmo com um three and out, o ataque de Brasília não foi eficaz. Thiago foi novamente interceptado pela defesa do Arsenal, desta vez, por Hanay, que ainda levou os mandantes até a redzone. Com pouco minutos para o fim, o time da casa protegeu a bola e gastou o tempo com jogadas corridas curtas. E em um delas, Henry sacramentou a vitória com o seu segundo TD na partida. Leal finalizou com o PAT. Final 19-10.

O resultado coloca o Cuiabá Arsenal na semifinal da competição nacional. O time agora espera o vencedor da Conferência Nordeste entre João Pessoa Espectros e Ceará Caçadores.

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias e curta-nos no Facebook.