Em dia inspirado, Juzz Tiny marca 5 TDs e garante vitória do Cascais Crusaders sobre o Lisboa Navigators

#18 Primo e #23 Tiny (d) comandaram o ataque de Cascais na vitória contra os navs. Foto Margarida Cautela

Em um belo confronto entre rivais antigos, o Lisboa Navigators encontrou-se com o Cascais Crusaders, na partida válida pela semana 8 da Liga Portuguesa de Futebol Americano (LPFA). O derby ocorreu no gramado da Picheleira, na capital de Portugal. Se no primeiro jogo os lisboetas saíram com a vitória, desta vez, foi a vez dos cruzados levarem a melhor. O duelo terminou em 46 a 42 a favor do time de Cascais.

Confira a tabela de classificação da Liga Portuguesa

Veja o calendário de jogos da Liga Portuguesa

Em um primeiro quarto bastante equilibrado, o running back artilheiro #27 Marco Madeira teve a incumbência de furar a defesa de Cascais e anotar o touchdown. O special tem dos navs desperdiçou o PAT.

No segundo quarto, trocas de lideranças marcou o embate. Com um field goal anotado pelo kicker #21 Henrique Patrício, seguido do touchdown de uma conexão do quarterback #18 Thomas Primo para o wide receiver #85 Vinícios Moreira, mais o extra point de Patrício, os Crusaders tomaram a frente. Porém, o tight end #4 Nelson Fidalgo marcou o TD a favor dos Navigators e Madeira converteu os dois pontos do try. Entretanto, antes de terminar o primeiro tempo, o running back #23 Juzz Tiny, em uma corrida de 55yd, tratou de entrar na endzone pela primeira vez. Patrício acertou o chute de bonificação para não tirar mais o time de Cascais da liderança. 14-17.

Tiny comanda a vitória dos Crusaders

Após o intervalo, dois touchdowns para cada lado. Os Crusaders ampliaram com Tiny mais o extra point de Patrício. Na campanha seguinte, o linebacker #14 André Monteiro retornou uma pick six de 100yd. Madeira conquistou o 2pts conversion. No drive subsequente, Tiny anotou o seu terceiro TD. Novemente Patrício mandou a bola entre as traves. E os navs descontaram em um lançamento do quarterback #18 Zé Pedro para Fidalgo. O wide receiver #42 Nuno Pereira ultrapassou a goal ine para marcar o try.

Assim como no terceiro quarto, o último período também foi marcado por dois TDs para cada lado. Tiny em uma longa corrida de 53yd chegou a meta dos navs pela quarta vez. A conversão de dois pontos terminou em sucesso com um passe de Primo para Duarte. Os Navigators descontaram com Madeira. O ST perdeu o try. A poucos minutos do fim, Tiny entrou na endzone pela quinta vez. Patrício manteve o bom aproveitamento no extra point. No último minuto, Pedro encontrou o wide receiver #82 Tiago Ladeira para dar o derradeiro suspiro dos lisboetas na partida com o touchdown. Final 42-46.

Com o resultado, o Cascais Crusaders assume provisoriamente* a segunda colocação do Grupo Sul com campanha 2-3. O último compromisso dos cruzados será no dia 6 de fevereiro, quando recebe o líder Lisboa Devils (4-0), em Cascais.

Já o Lisboa Navigators tem retrospecto 2-3 e ocupa a terceira colocação do mesmo grupo. Os lisboetas terão pela frente o Algarve Sharks (1-3), no dia 31 de janeiro, em Lisboa.

*Em caso de empate entre campanhas, o confronto direto será o critério para estabelecer a vantagem.