Equipes desistem da Copa São Paulo e criam a São Paulo Football League

Em carta aberta, três equipes que disputariam a Copa São Paulo no primeiro semestre desistiram de disputá-la, em virtudes de divergências na diretoria da Fefasp na organização do campeonato paulista. Eis que estes três clubes (+1)*, aliados a mais quatro times, criaram a São Paulo Football League (SPFL).

Confira abaixo a carta aberta

“Os primeiros dias de Março de 2016 foram de incertezas e questionamentos muitas vezes infundados acerca do presente e futuro do nosso esporte, ao menos do que é realizado no Estado de São Paulo. Esta carta é apresentada como forma de dar satisfação ao público e também anunciar o surgimento de uma nova competição, fruto de uma nova tentativa de gestão em nossa região.

Na manhã deste domingo, 06 de março de 2016, foi concebida a São Paulo Football League, SPFL. Desejando experimentar um modelo de autogestão, representantes das principais forças do futebol americano paulista decidiram se unir para promover um torneio entre si, em busca do que acreditam ser a estrutura mais sustentável e profissional para o crescimento da modalidade.

A organização de tal evento não significa ruptura com a FeFASP e seus torneios. A opção entre disputar uma ou outra competição é aberta aos integrantes da SPFL, assim como até escolher em jogar ambos os torneios. Tal atitude reforça o espírito que norteou a concepção da nova liga: experimentação e liberdade para buscar o que pode ser melhor para cada um.

Um eventual sucesso ao promoverem um novo torneio de curta duração, e com base em outras premissas de disputa e organização, permitirá aos fundadores da SPFL compartilharem tal modelo com a FeFASP ou outras federações. Conforme já afirmado nesta nota, a experimentação de uma nova liga tem como objetivo descobrir modos mais sustentáveis e profissionais para o crescimento do futebol americano do Brasil.

Nós próximos dias, mais informações sobre a SPFL será divulgada em suas redes sociais.

Botafogo Challengers
Corinthians Steamrollers
Lusa Lions
Palmeiras Locomotives
Ponte Preta Gorilas
São Caetano Blue Birds
São Paulo Storm
Santos Tsunami

A apresentação oficial do novo certame em São Paulo será na quinta-feira (10), às 20h, no Salão Nobre do ADC São Caetano, localizado na Rua Eduardo Prado, Nº 8, em São Caetano.

*Nota do editor: informações de bastidores dão conta que o São Paulo Storm tem a intenção de disputar ambas as competições, porém com equipe sub-19 na Copa São Paulo.