FGFA divulga moldes da temporada 2019 do campeonato gaúcho

Novo emblema da FGFa para o campeonato gaúcho foi desenvolvido por Renan Jung – da Gorilla Design

Na tarde desta quinta-feira (13) a Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA) divulgou o regulamento da temporada 2019 do campeonato gaúcho. O documento informa como será a fórmula de disputa, sistema de chaveamento, as equipes participantes e o calendário da competição.

Saiba como foi a temporada 2018 do campeonato gaúcho

O principal certame no Rio Grande do Sul tem a previsão de iniciar no mês de março e finalizada no mês de junho. Ao todo, dez programas de futebol americano participarão da competição.

Os times serão distribuídos em três grupos: um com quatro e dois com três, divididos em A, B e C. As equipes se enfrentam dentro da mesma chave todas contra todas na etapa regular. As duas equipes melhores classificadas no grupo A garantem vaga na semifinal. Os dois melhores times dos grupos B e C se classificam para o wildcard.

O sorteio dos grupos será definido de acordo com os critérios estabelecidos pela classificação no Ranking de Desempenho, publicado no final do mês de novembro de 2018.

Estão aptos a jogar: Armada Lions Futebol Americano, Bento Gonçalves Snakes, Canoas Bulls, Carlos Barbosa Ximangos, Erechim Coroados, Juventude, Porto Alegre Gorillas (atual vice-campeão), Santa Cruz Chacais, Santa Maria Soldiers (atual campeão) e Venâncio Aires Bulldogs.

Havia a expectativa da FGFA criar a divisão de acesso à elite, porém, devido as baixas de Canoas Jaguars, Buriers Football, Gravataí Spartans, Ijuí Drones e Viamão Raptors de disputar a competição no primeiro semestre, a direção da entidade optou pela manutenção de uma divisão única.

O lançamento da 11ª edição do campeonato gaúcho será neste sábado (15), em Porto Alegre.

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias e curta-nos no Facebook.

Leave a Comment