FGFA já prepara terreno para a temporada 2017 do campeonato gaúcho

Dizer que o futebol americano praticado em solo gaúcho é organizado vai começar a ser prolixo. Por algumas temporadas seguidas que não vemos walkovers (W.O.) em partidas no Rio Grande do Sul. Isso se deve ao simples fato do comprometimento gaudério de levar as coisas até o fim. Nada mais justo. Pensando nisso, a Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA) largou mais uma vez na frente para montar a temporada 2017 do certame estadual. Assim como ocorreu em 2015 para formação do campeonato local em 2016.

Saiba como foi a temporada 2016 do campeonato gaúcho



Se nesta época a competição inovou com o aumento de sete para dez equipes, a tendência seguirá para o ano que vem. Em 2017, estão confirmadas a presença de 12 elencos. Teremos a estreia dos novatos Carlos Barbosa Ximangos e Porto Alegre Gorillas. Com o acréscimo de novos times, novos problemas surgem. Os fatores primordiais são: geográfico e financeiro.

Com um campeonato mais expandido em números de times, mas com a concentração de equipes no maior mercado consumidor – Porto Alegre –, a FGFA, em conjunto com todos as dirigentes dos clubes, optou mudar a fórmula mais uma vez. Se este ano a localização determinou a formação das Conferências Leste e Oeste, o novo método será o sorteio.

“Serão dois grupos com 6 times cada, definidos em um sorteio que acontecerá no próximo domingo (11) e será transmitido ao vivo aqui no Facebook da Federação Gaúcha de Futebol Americano. Na primeira fase da competição, as equipes jogam em sistema todos contra todos (cinco jogos cada) classificando o melhor de cada grupo para a semifinal e o segundo e terceiro de cada grupo para o wild card. Os semifinalistas enfrentarão os vencedores de wild card, e os vencedores da semifinal farão a grande final”, publicou a FGFA na sua página oficial no Facebook.

Saiba como funcionará o sistema de chaveamento

O sorteio será dividido em quatro etapas. Os 12 times participantes serão distribuídos da seguinte forma:

Pote 1 – o campeão Santa Maria Soldeirs e o vice-campeão Juventude serão os cabeças de chave, sendo sorteados um para cada grupo (A e B).

Pote 2 – os dois estreantes no campeonato Gorillas e Ximangos serão sorteados um para cada chave.

Pote 3 – demais times da Capital: Porto Alegre Bulls, Porto Alegre Pumpkins e Restinga Redskulls serão sorteados um para a chave onde já estiver o Gorillas e os outros dois para a chave oposta. Desta forma, serão dois times da Capital em cada grupo.

Pote 4 – as equipes restantes Santa Cruz Chacais, Ijuí Drones, Bento Gonçalves Snakes, Venâncio Aires Bulldogs e São Leopoldo Mustangs serão sorteadas três para o grupo em que estiver o Gorillas e duas para o outro grupo, de maneira a completar os seis times em cada chave.

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias e curta-nos no Facebook.

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias e curta-nos no Facebook.

Leave a Comment