Juventude bate Porto Alegre Bulls, garante vaga nos playoffs e conquista o Chimas Bowl

Juventude conquista o segundo bowl do ano: Uva e Chimas. Foto Henrique Riffel

Em uma tarde extremamente chuvosa na Capital, o Porto Alegre Bulls encarou o Juventude em partida válida pelo encerramento da semana 9 do campeonato gaúcho. O encontro também foi valeu a disputa do Chimas Bowl – promovido pelos touros vermelhos para celebrar a data do chimarrão no Rio Grande do Sul. O Juventude bateu o rival por 43 a 3, no Complexo Esportivo da PUCRS.

Confira a classificação do campeonato gaúcho

Logo no kickoff, o kick returner/cornerback #13 Vinícius Pacheco retornou para touchdown em uma corrida de 90yd (atravessou o gramado de ponta a ponta, já que a linha de meio campo fica nas 45yd. O kicker #19 Matheus Ely conferiu o point after touchdown. Na sequência, Pacheco aproveitou um erro no catch dos Bulls, interceptou o quarterback #3 Luas Bair e voltou para TD num pick six de 60yd. Na tentativa de chute, Ely desperdiçou a chance de ampliar. Mais tarde, a defesa recuperou um fumble e posicionou bem o ataque. O quarterback #18 Eduardo Cauzzi em toss tocou para o running back #49 Bruno Bortoluzzi, que correu 21yd para anotar o terceiro touchdown. No try, o holder não conseguiu segurar a bola molhada e os especialistas dos Bulls impediram a pontuação extra. 0-19.

No segundo quarto, a chuva aliviou o castigo no gramado. O Juventude chegou a estar a 2ys da goal line, Cauzzi tentou o QB sneak, sofreu o fumble que foi recuperado pela defesa da manada porto-alegrense. Touchback e final do primeiro tempo. 0-19.

Após o intervalo, os Bulls foram para o punt, o punter #9 Benjamin Schenck recebeu um bad snap do long snapper, a defesa do Juventude bloqueou o chute, o cornerback #21 Arthur Bandalise recuperou a posse de bola na linha de 12yd e correu até a endzone. Desta vez, Ely conferiu o chute de bonificação. E o problema no special team mandante continuou, tanto que Schenk novamente não conseguiu segurar a bola para um punt, a defesa forçou o turnover on downs na linha de 1yd. Bastou ao artilheiro Bortoluzzi correr a última jarda para cair na goal line e marcar o quinto TD da papada. O backup kicker #5 Alvaro Frohlich convertiu o xp.

Assista o TD de Bortoluzzi

No primeiro snap do último quarto, Cauzzi conectou Brandalise – que estava na posição de wide receiver – em um passe de 18yd para touchdown. Frohlich completou com o xp. Com a diferença por mais de 35 pontos, a arbitragem aplicou a mercy rule. Ely aumentou a diferença com um field goal de 39yd. Os touros vermelhos ainda conseguiram descontar com um FG de 41yd anotado pelo kicker #54 Vinícius Lemos. Com pouco tempo no relógio, os comandados do head coach Lafaiete Junior não puderam esboçar uma reação. Final 3-43.

A vitória coloca o Juventude na liderança da Conferência Leste com campanha 3-0, os caxienses dividem a posição com o rival Porto Alegre Pumpkins, mas ficam atrás no saldo de pontos. O último compromisso será justamente contra os abóboras, no dia 15 de maio, em Caxias do Sul, partida que valerá a conquista do Leste e a vaga direta a semifinal.

Já o Porto Alegre Bulls encerra a temporada regular na quarta posição do Leste com retrospecto 1-3. A manada agora estuda qual competição participará no segundo semestre: Copa Sul ou Liga Nacional.

Ouça as entrevista pós-jogo de Rafael Sampaio e Vinícius Pacheco