Lisboa Devils faz história e vence Boğaziçi Sultans Istanbul pela IFAF Europe Champions League

#11 Franklin voa para anotar um dos touchdowns dos Devils. Foto Alexandre de Sousa

Uma nova página na história do futebol americano em solo português foi escrita no último sábado (23), quando o Lisboa Devils encarou o Boğaziçi Sultans Istanbul pela IFAF Europe Champions League. O confronto realizado no SL Olivais, em Lisboa, terminou com um final feliz pelo lado lisboeta, os demônios venceram os sultões turcos por 32 a 27, com um ótimo desempenho na conversão de dois pontos.

Logo no primeiro quarto, a defesa local tratou de impedir os avanços dos visitantes. Com a posse de bola em mãos, a dupla americana sensação na Liga Portuguesa de Futebol Americano (LPFA) tratou de deixar a sua marca na partida; o quarterback #2 Joey Bradley conectou o tight end #11 Collin Franklin para touchdown, em um passe de 10yd. Os dois ainda ampliaram com o 2pts conversion. Só que a resposta turca veio no drive seguinte, quando o QB americano #12 Omar Mahmmod Kharroub lançou 10yd para o receiver #10 Kubilay Ceylan para TD. A conversão de dois pontos terminou sem sucesso.

O jogo ficou equilibrado a partir desta pontuação. Os Devils voltaram a furar a defesa turca novamente com Bradley-Franklin para touchdown, em um lançamento de 20yd. O receiver #7 Pedro Almeida anotou a conversão de dois pontos. 16-6.

Na etapa complementar, os Sultans descontaram com um touchdown de uma big play de 60yd de Kharroub para Ceylan. O kicker #16 Şafak Yiğitoğlu acertou o PAT. A virada chegou na campanha seguinte novamente com a dupla Kharroub- Ceylan em uma conexão de 20yd para TD. Yiğitoğlu mandou a bola entre as traves.

No entanto, o ataque mandante conseguiu manter-se calmo, Bradley-Franklin voltaram a marcar e recuperaram a frente no score. Com o 2pts conversion de Almeida. Na sequência, Bradley cansa a defesa rival com o sistema ofensivo no huddle, conecta o wide receiver #8 Bernardo Solipa, que posiciona a equipe a 2yd da goal line, no snap seguinte Joey corre para touchdown. Almeida completa com mais dois pontos

Os Sultans ainda tiveram tempo para reagir e descontar com um touchdown anotado pelo running back #33 Utku Bor, em uma corrida de 2yd. Porém, com pouco tempo no relógio, os comandados do head coach André Amorim administraram o esgotamento dos minutos. Final 32-27.

— Desde o início que percebemos que íamos jogar contra uma equipa com boas individualidades, atletas muito bons atleticamente e certamente com mais experiência do que nós. Destaque do nosso lado para a mentalidade positiva de saber estar a ganhar e perder no jogo, não desistir e continuar a lutar. Excelentes exibições individuais de Joey, Collin e Bruno Cardoso no ataque; Lourenço Tavares (LB#44), David Martins (LB#37) e Filipe Conceição (CB#25), sendo que este último meteu um dos americanos deles (#89) no bolso, onde fez um catch no jogo inteiro — contou Amorim.

Assista o último hike da partida

O resultado deixa os Devils na segunda colocação da Conferência Sul com campanha 1-0. O próximo compromisso está agendado para o dia 8 de maio, quando os Devils visitam Vienna para encarar o Danube Dragons aus Wien (1-0), no Stadion Stadlau. Os dragões austríacos vêm de vitória contra os sérvios do Gat Novi Sad Dukes por 14-8 e são líderes pelo saldo de pontos. A conquista fora de casa classificará os portugueses aos playoffs.

Antes disto, o Lisboa Devils jogará a sua primeira final contra o Algarve Sharks, em Maia, pela final do campeonato português, neste próximo sábado (30).