Manual do Futebol Americano chega para satisfazer o desejo dos iniciantes aos mais ferrenhos fãs

O Manual do Futebol Americano chega para explicar tudo sobre o esporte aos brasileiros. Foto Actionbooks/Divulgação

O interesse pelo futebol americano tanto jogado nos Estados Unidos, através da National Football League (NFL) e o College Football, bem como o desporto organizado aqui no Brasil pelas equipes locais, aumenta consideravelmente nos últimos anos. A cada temporada, mais pessoas começam a se interessar pelo assunto, mesmo sendo algo muito diferente dos esportes mais populares, como futebol, vôlei ou basquete. Como a mecânica da partida é complexa e pensando no aprofundamento deste mercado, o comentarista dos canais ESPN e editor-chefe do Pro Football, Antony Curti, desenvolveu o Manual do Futebol Americano.

É praticamente lugar comum dizer que o gridiron – como o futebol americano também pode ser chamado – de complicado e difícil. A complexidade das movimentações dos jogadores e as pancadas podem não trazer uma boa primeira impressão. Porém, quanto mais se aprende sobre o esporte, mais se apreciam os detalhes. Quanto mais você acompanha, mais quer acompanhar.

A primeira edição da obra publicada pela editora Simonsen, e mais tarde atualizada e ampliada pela Actionbooks na segunda edição, apresenta desde os conceitos mais básicos do futebol americano, voltado para os torcedores iniciantes, como: marcações do gramado, posições, pontuações e faltas; ao aprofundamento dos sistemas das unidades de ataque, defesa e special teams, além de cover shells, conceitos de corrida e passe, além das definições das techniques, direcionado aos mais interessados no assunto.

Curti aproveita para ilustrar as peculiaridades das franquias da NFL fora do relvado. As nuances do NFL Draft, ou o desenvolvimento da free agency, prendem o leitor em todas as etapas.

Resumindo: o livro vai do básico ao avançado. O fã de qualquer nível de conhecimento pode encontrar algo que enriqueça a cultura e imersão no futebol americano.

O livro Manual do Futebol Americano tem 441 páginas e pode ser adquirido pelo valor de R$ 39,91 no site da Actionshop.

Sobre o Autor

Embora tenha se formado em Direito pela Universidade de São Paulo, Antony Curti tem o futebol americano e o jornalismo como paixões. Desde 2014, Curti é também comentarista de NFL e College Football nos canais ESPN e apresenta o podcast pelo Pro Football. Ainda, Curti realiza palestras sobre a teoria tática do modelo de negócio da NFL, a liga cujos times são os mais valiosos do mundo. Profissional multimídia no jornalismo esportivo brasileiro, sua meta é apresentar o esporte de forma didática simples. Seu trabalho pode ser acompanhado no site profootball.com.br, onde já publicou mais de dois mil artigos sobre o futebol americano.

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias e curta-nos no Facebook.

Leave a Comment