Preview de Santa Cruz Chacais vs. Ijuí Drones

Nesta sábado (9), a jovem rivalidade do interior gaúcho entra em campo no confronto de Santa Cruz Chacais (1-0) e Ijuí Drones (1-1). Jogo válido pela semana 7 do campeonato gaúcho. A partida está agendada para as 14h, no gramado do Sesi, em Santa Cruz do Sul.

A matilha gaúcha vem de uma vitória apertada contra o estreante Bento Gonçalves Snakes (0-1), por 2 a 0, em Bento Gonçalves. O elenco comandado por Jeancarlo Weschenfelder e Gustavo “Coia” Weiss quer manter a hegemonia no interior do Rio Grande do Sul, para isso, uma conquista contra os Drones praticamente carimbam sua vaga aos playoffs, além de briga pela liderança da Conferência Oeste com o classificado Santa Maria Soldiers (3-0).

Já os Drones vêm de uma esmagadora vitória contra o também estreante Venâncio Aires Bulldogs (0-2). Os comandados do head coach Eduardo Mundstock buscam surpreender o rival de Santa Cruz do Sul e seguir na briga por uma das vagas à segunda fase da competição. Vale ressaltar que o enxame gaúcho já venceu os Chacais em um amistoso, o que deixa a torcida de Ijuí esperançosa.

Confira a classificação do campeonato gaúcho

O duelo marca um encontro de embates terrestres, já que Chacais e Drones apresentaram uma eficiência melhor pelo jogo corrido do que o aéreo. Os mandantes ocupam a quarta colocação em conquista de yds terrestres, enquanto que os visitantes lideram este quesito. Pelo lado defensivo, o lado azul controla melhor as ações do adversário, os Chacais lideram – junto com o Porto Alegre Pumpkins (2-0) – em pontos sofridos, além de ser a terceira defesa que menos cedeu jardas ao rival. No lado amarelo, a defesa se mostrou equilibrada por terra e ar; os Drones ocupam a vice-liderança em yds cedidas no jogo corrido e a quarta colocação por via aérea.

Desempenhos ofensivos*

Equipes Pontos Yds totais Yds aéreas  Yds corridas 
Santa Cruz Chacais 2 (8º) 161 (5º) 12 (9º) 169 (4º)
Ijuí Drones 46 (3º) 394 (2º) 72 (5º) 343 (1º)

Desempenhos defensivos*

Equipes Pontos Yds totais Yds aéreas  Yds corridas 
Santa Cruz Chacais 0 (1º) 48 (3º) 113 (7º) 70 (5º)
Ijuí Drones 17,5 (8º) 141 (7º) 35,5 (4º) 39,5 (2º)

*Nota do editor: não estão contabilizados os dados referentes a Porto Alegre Bulls 0-50 Porto Alegre Pumpkins e Bento Gonçalves Snakes 6-43 Santa Maria Soldiers.

Jogadores a observar

RB #25 Cleiton Paz (Chacais) – referência na posição no Rio Grande do Sul. Ótima explosão e imponência física. Foi o atleta-chave para a conquista da Copa Sul na temporada 2015.

QBs #1 Uil Patrique e #16 Paulo Tiecher (Drones) – uma das poucas duplas de QBs que são utilizados durante a partida e que não baixam o ritmo. Podem surpreender com trick plays.

DL #76 Roger Augusto “Neni” Butzge (Chacais) – um dos líderes da defesa de Santa Cruz do Sul. Extremamente forte, bom na contenção de gaps e pressão no QB.

S #23 Renan “Boka” Jung (Drones) – boa leitura de jogo e posicionamento. Recuperou um fumble contra o Santa Maria Soldiers em uma descida a poucas yds para a endzone. Pode ser a peça para nular o jogo aéreo de #7 Aramins Goular ou #10 Lucas Oliveira.