Santa Cruz Chacais atropela Venâncio Aires Bulldogs e chega a décima partida invicto

#7 Aramins Goulart comanda o ataque da matilha azul. Foto Chacais/Divulgação

Pela partida de abertura da semana 12 do campeonato gaúcho, o Santa Cruz Chacais recebeu o Venâncio Aires Bulldogs no tradicional Estádio dos Plátanos, em Santa Cruz do Sul. O elenco liderado por Cleiton Paz não tomou conhecimento do rival do Vale do Rio Pardo e venceu por 64 a 0. Os Chacais seguem invictos há dez partidas – um fato inédito há um clube do Rio Grande do Sul.

Confira a classificação do campeonato gaúcho

Os Chacais mostraram sua superioridade técnica logo no primeiro snap do primeiro drive. Em uma corrida de 36yd, o running back artilheiro #25 Cleiton Paz correu pela esquerda e anotou o primeiro touchdown. O kicker #1 Diego Goulart completou com o PAT. No terceiro hike dos mandantes, Paz correu 1yd para ampliar a diferença. Desta vez, Goulart chutou para fora.

Na terceira posse de bola, em erros sucessivos das duas matilhas na redzone de Venâncio, o jovem running back #41 Weslei D’Oliveira sofreu um fumble na linha de 1yd, que foi recuperado pelo right tackle #70 Felipe Funk dentro da endzone. Novamente, Goulart desperdiçou o chute de bonificação. Na quarta posse de bola, após recuperar um kickoff, Goulart aumentou a vantagem em um field goal de 47yd. Em nova recuperação de kickoff, os Chacais chegaram a endzone pela quarta vez, na oportunidade, o running back  #26 Cassiel Paranhos correu 7yd para ultrapassar a goal line. Mais uma vez, a tentativa de Goulart foi para fora.Na sequência, a defesa da matilha azul forçou um fumble e recuperou a posse. Bastou a Paz correr 15yd para anotar o hat-trick. Na conversão de dois pontos, o próprio Paz tratou de entrar na casa dos Bulldogs mais uma vez.Com problemas no special team, os dawgs ficaram com as costas contra a parede, em um bad snap, a bola fugiu pela linha de fundo para marcar safety aos Chacais. O único flash de equilibro foi quando a defesa de Venâncio interceptou o quarterback #7 Aramins Goulart em duas chances. 38-0.

Na etapa complementar, os coaches Jeancarlos Weschenfelder e Gustavo “Coia” Weiss buscaram rodar o grupo no gramado para dar oportunidade aos rookies. No começo do terceiro quarto, D’Oliveira finalmente chegou a endzone, desta vez em uma corrida de 4yd. No 2pts conversion, o backup #96 Leandro Santos não conseguiu sucesso. Mais tarde, em um erro do long snapper no punt, a bola pingou na endozone e o linebacker #54 Fernando Rabuske recuperou a posse para marcar o touchdown. O punter #11 Roberto Kist perdeu o extra point.

Com a vantagem em 50 a 0, a mercy rule foi aplicada no último período. O quarterback reserva #10 Lucas Oliveira encontrou uma brecha na defesa adversária e correu 20yd para marcar o touchdown. Outra vez Kist perdeu o extra point. Com problemas para conectar seus receivers, o quarterback #17 Guilherme Rigatti ainda foi interceptado pelo defensive back #27 João Sant’Ana, que retornou para pick six. Aramins fechou a conta com a conversão de dois pontos. Final 64-0.

O resultado garante a conquista da Conferência Oeste pelo Santa Cruz Chacais com campanha 4-0. A matilha já acumula a décima vitória seguida – seis jogos pela Copa Sul e mais quatro do campeonato gaúcho. Os Chacais vão direto a semifinal da competição estadual e esperam o melhor seed do wildcard.

Já o estreante Venâncio Aires Bulldogs encerra a temporada regular com 0-4. O time ficou com a última colocação do Oeste e a lanterna no geral. O ataque não pontuou durante os quatro jogos.

Nota do editor: se somar o jogo amistoso no final do ano passado contra os Bulldogs – que foi jogado pela equipe sub-20 -, a conta aumenta para 11 partidas invictos.

Assista o confronto entre Chacais vs. Bulldogs