Santa Cruz Chacais

O Santa Cruz Chacais é uma equipe de futebol americano sediado na cidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. A equipe foi fundada em 14 de abril de 2007.

A matilha gaúcha é bem conhecida no cenário nacional, pois foi o primeiro time gaúcho a vencer um jogo em no campeonato brasileiro: na extinta Liga Brasileira de Futebol Americano. Os Chacais derrotaram o maior rival, o Porto Alegre Pumpkins.

O time é resultado de uma semente plantada há muito tempo. Nos primórdios do esporte no Brasil, Santa Cruz já tinha representantes. O futebol americano é praticado há muito tempo na cidade. No começo eram dois times, uma ideia diferente, mais parecida com a realidade nacional que guiava os rumos a época, o beach football. Foi nesse início que apaixonados pelo esporte criaram então de um lado, os Bulldogs, e de outro, os Twindragons.

Pouco tempo após o início, ocorreu então a primeira partida de futebol americano em solo gaúcho, onde os Bulldogs derrotam o adversário por 56 a 6, em uma disputa que contava com sete jogadores para cada lado. No dia seguinte os dois comandantes resolvem juntar forças, certos de que isso seria um grande passo para o esporte. Logo de início, se tinha então uma equipe com um bom número de integrantes.

Foi então marcado o primeiro confronto dos Bulldogs fora da cidade. Este jogo seria contra o Porto Alegre Pumpkins, na casa adversária, com desfalque de vários atletas. Os Bulldogs se extinguiram e foi neste momento que Gustavo “Coia” Weiss, e Jeancarlo Weschenfelder, assumiram a missão de fazer o esporte.

O reinício das atividades, que ocorreu no dia 14 de abril de 2007 com o nome provisório de Santa Cruz do Sul Hurricanes. Uma semana depois, o nome mudou, de forma unânime para Santa Cruz Chacais.

O time disputou suas primeiras competições em nível estadual. Em 2008 disputou o campeonato gaúcho de futebol americano, sagrando-se vice-campeão. Em 2010, mais estruturado, com uma competição organizada em Divisão do Interior e da Capital, os Chacais mais uma vez chegaram à final, e trouxe a decisão contra o Porto Alegre Pumpkins, num jogo que reuniu mais de mil pessoas no Estádio dos Plátanos.

Em 2011 estreou no cenário de times equipados, tendo feito sua primeira partida contra a equipe do Foz Black Sharks.

Na temporada de 2014, o elenco novamente chegou em mais uma decisão do certame gaúcho, porém, na terceira tentativa, os santa-cruzenses ficaram com o vice. Em 2015, o grupo vai em busca do primeiro título interestadual para o Rio Grande do Sul: a Copa Sul.

Confira os destaques da equipe

[mstw-tr-roster team=’santa-cruz-chacais’ roster_type=’pro’ show_photos=1 show_title=0 sort_order = ‘numeric’]