São José Istepôs

O São José Istepôs é uma equipe de futebol americano fundada em 5 de novembro de 2005 na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina.

O primeiro treino do time foi realizado na praia do Campeche, na capital catarinense. Inicialmente um grupo de amigos reunia-se aos finais de semana, a divulgação entre conhecidos e através da internet evidenciou um interesse crescente pelo esporte e o consequente acréscimo no número de participantes.

O nome Istepôs foi idealizado por Pedro Faraco, então membro da equipe, a fim de exaltar a colonização açoriana da região através da gíria regional – istepô – e do siri em seu símbolo (elaborado somente no início de 2006).

Em abril de 2006, após o conhecimento de outras equipes de Santa Catarina – principalmente o Brusque Admirals, contra a qual realizou seu primeiro amistoso – o time mudou-se da praia para a grama através do aluguel do campo da Associação dos Moradores do Bairro Abraão.

A mudança foi necessária já que outros 3 times – Brusque Admirals, Joinville Panzers e Jaraguá Breakers – do estado jogavam na grama e estavam se unindo para o o que viria a ser a primeira Liga Catarinense de Futebol Americano.

Membro-fundador da Liga Catarinense de Futebol Americano, os Istepôs terminariam sua primeira temporada na terceira colocação, com a alcunha de Floripa Istepôs.

O ano de 2009 foi muito importante para o esporte em Santa Catarina e no Brasil. Pela primeira vez a LCFA foi disputada com equipamentos de proteção oficiais completos. Nesse ano a equipe do Istepôs firmou convênio com a Fundação Municipal de Esporte e Lazer de São José, mudando sua sede para o Estádio de Potecas. O convênio com a cidade de São José trouxe melhorias nas condições de treino e jogo do time, apoio para as viagens e a estrutura administrativa da equipe. Com esta parceria, o time adotou a cidade de São José como sua casa e passou a chamar-se São José Istepôs.

Em 2010, o time participa do Torneio Touchdown. Em 2011 participou da Liga Brasileira de Futebol Americano, e desde então segue competindo pelos campeonatos chancelados pela Confederação Brasileira de Futebol Americano.

Os Istepôs são bi-campeões estaduais das temporadas 2012 e 2013.

Confira os destaques da equipe

[mstw-tr-roster team=’sao-jose-istepos’ roster_type=’pro’ show_photos=1 show_title=0 sort_order = ‘numeric’]