Timbó Rex garante vaga nos playoffs e encerra invencibilidade de 13 jogos do Santa Maria Soldiers

Timbó Rex chega a 17 vitórias consecutivas. Foto Julio Desordi/Soldiers

Após a recente projeção nacional por conquistas no certame gaúcho, a ótima participação na temporada 2016 da Liga Nacional e o arranque com direito a vaga aos playoffs do Brasil Futebol Americano (BFA), o encontro entre Santa Maria Soldiers e Timbó Rex se tornou o duelo mais aguardado da Conferência Sul do certame brasileiro. Pela abertura da semana 10 do BFA, os Soldiers venderam caro a derrota para o atual bicampeão brasileiro Rex por 13 a 14. O jogo ocorreu na tarde deste sábado (2), no estádio Presidente Vargas, em Santa Maria.

Confira a classificação do BFA



Para quem gosta de atuações da defesa, o primeiro tempo foi épico. O combate nas trincheiras e as trocas de posse marcaram a primeira metade da partida.

As unidades ofensivas até que tentaram produzir no relvado, porém, em vão. O quarterback da casa #15 Douglas Rodrigues até carregou os Soldiers até a redzone adversária, mas um turnover encerrou o drive santa-mariense. Pelo lado dos catarinenses, o signal caller #7 Luiz Carlos Bassani tentou conectar o wide receiver #1 Ivan Tonolli numa big play de 30yd, mas o receiver não conseguiu o catch. 0-0.

Na etapa complementar, o running back #23 Clair José Simão encontrou um gap na defesa gaúcha para deixar a campanha de Timbó a 3yd da endzone. Bastou a Bassani em uma outside run percorrer as jardas restantes para anotar o touchdown do Rex. O placekicker #8 Diego Boddenberg conferiu o PAT. Na sequência, Bassani conectou o flanker americano #11 Drew Hill em uma big play de 50yd para TD. Novamente, Boddenberg mandou a pelota no meio do “Y”.

A reação dos Soldiers chegou ainda no terceiro quarto, quando Rodrigues encontrou o wide receiver #7 Douglas Elesbão num passe de 40yd para touchdown. O kicker #8 Fabrício Santana acertou o arremate de bonificação.

Durante o último quarto, o confronto ganhou em emoção. A três minutos do fim do jogo, a dupla Rodrigues-Elesbão visitou a meta do Rex pela segunda vez. Com gana de virar o score, a sideline dos Soldiers optou pelo 2pts conversion. Rodrigues lançou para o wide receiver #13 Marcos Spiess, que não realizou o catch por causa do overthrow.

Com tempo para trabalhar o relógio, o Rex se posicionou em field goal range, entretanto, o chute de Boddenberg foi para fora. Com a posse de bola, os Soldiers partiram para o tudo ou nada. Rodrigues levou o time até a linha de 43yd do campo de ataque. Com 17 segundos para o fim, restou uma complicada tentativa de field goal de mais de 61yd para Santana, que até chutou com direção, mas faltou força para chegar ao gol. Final 13-14.

— Foi uma parida dura né, muito disputada como nós esperávamos, mas ainda conseguimos impor o nosso jogo. Se você for ver o jogo, fizemos sempre grandes campanhas, mas em algumas horas fizemos muitas faltas que acabam com o ritmo do jogo, mas vencemos isso que importa no final — analisou o signal caller Bassani após a partida.

O quarterabck catarinense ainda comentou sobre encerrar a invencibilidade dos Sodleirs que durava 13 duelos invictos entre campeonato gaúcho, Copa RS e BFA.

— Sob e invencibilidade deles para o Rex não faz diferença de um jogo ou de 20 jogos de invencibilidade, só queremos entrar lá e fazer nosso trabalho né, mas parabéns para os Soldiers, eles jogam com coração estão no caminho certo, com certeza vão colher bons frutos — comentou.

Para o defensive end #43 João dos Santos, enfrentar o ataque de Timbó foi uma experiência e tanto.

— Foi experiência muito massa. Foi difícil porque são jogadores bem ágeis, até a offensive line. Isso me preocupou um pouco, mas quando começamos a ajustar a defesa, alguns detalhes aí foi. É nossa confiança em nosso ataque que nos motiva a brigar por cada jarda — contou Santos.

O resultado coloca o Timbó Rex na liderança da Conferência Sul com 4-0 e assegura a classificação à pós-temporada. O próximo compromisso está agendado para o dia 16 de setembro, quando o time recebe o rival estadual São José Istepôs (2-1), no Complexo Esportivo de Timbó, em Timbó.

Já o Santa Maria Soldiers cai para a segunda colocação com 4-1. O derradeiro jogo da temporada regular será no dia 30 de setembro, quando o roster viaja para São José, onde enfrentará os Istepôs, no Colégio do Forquilhão.

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias e curta-nos no Facebook.