Vai começar a 1ª edição da Copa Ouro

Escudo da Copa Ouro desenvolvido para a Femfa. Femfa/Divulgação

O desenvolvimento do futebol americano em Minas Gerais já é uma realidade, mas ainda precisa ser potencializado para alcançar o status desejado. A melhor maneira de fazer o esporte crescer é com o apoio de todos. Por isso, a Federação Mineira de Futebol Americano (Femfa) apresenta a Copa Ouro, competição que reúne cinco times em desenvolvimento no Estado: Betim Bulldogs, Belo Horizonte Eagles, Minas Locomotiva, Nova Serrana Forgeds e Belo Horizonte Piratas da Serra.

Confira o calendário de jogos da Copa Ouro



O kickoff será no próximo domingo (22), com as partidas entre Eagles vs. Bulldogs, às 10h, e Piratas da Serra vs. Forgeds, às 14h, no Estádio Vera Cruz, localizado na rua São Geraldo, Açude, Betim. Os ingressos serão vendidos a R$ 10 e podem ser adquiridos diretamente com as equipes.

A Copa Ouro traz uma proposta inovadora de organização do campeonato, que propõe a participação ativa de todas as equipes em ações como venda de ingressos, divulgação conjunta e ativações de marketing. A ideia é seguir uma mesma linha de comunicação e identidade, de maneira a projetar a imagem de cada um dos times e do campeonato.

Os custos relacionados diretamente aos jogos, como deslocamento, montagem de campo e arbitragem, serão divididos integralmente, em partes iguais, entre as equipes participantes. Da mesma forma, as receitas do campeonato serão rateadas entre os clubes. Abraão Coelho, presidente da Femfa, destaca que esta união de forças representa um marco para o futebol americano em Minas Gerais e inaugura um novo tempo para a modalidade no Estado.

— Essa proposta apresenta um modelo inovador para competições de futebol americano no Estado, que nunca aplicamos por aqui, e mostra uma capacidade de trabalho conjunto que fortalece o esporte e projeta a modalidade como um todo. Com esse formato de campeonato vamos conseguir aumentar a visibilidade e desenvolver novas formas de organização, focadas no fomento do futebol americano — avaliou.

Dinâmica do campeonato

Os jogos da Copa Ouro serão disputados em três cidades base: Belo Horizonte, Betim e Nova Serrana. A ideia é facilitar o deslocamento dos clubes participantes. Outras sedes podem ser acrescentadas ao longo do campeonato, caso haja interesse de outras cidades mineiras em receber os jogos. O formato de disputa estabelece que todos os times se enfrentem entre si, de modo que cada equipe faça quatro jogos ao longo da competição, distribuídos em cinco rodadas. Os locais de cada partida serão definidos e divulgados antes de cada etapa.

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias e curta-nos no Facebook.