Vila Velha Tritões elimina Rio de Janeiro Patriotas e avança à final da Conferência Sudeste do BFA

Vila Velha Tritões devolve a eliminação para o Rio de Janeiro Patriotas na mesma fase. Foto Léo Silveira

A zica foi quebrada. Depois de duas temporadas seguidas de eliminação em casa, finalmente a vitória. O Vila Velha Tritões encerrou um tabu diante do rival Rio de Janeiro Patriotas, ao bater os cariocas pelo placar de 21 a 7 de virada. O confronto válido pelos playoffs do Brasil Futebol Americano (BFA) ocorreu no relvado do estádio Kléber Andrade, em Cariciaca.

Saiba como estão os playoffs do BFA



O duelo teve de ser adiado por meia hora em razão do atraso da ambulância. A logística por vezes atrapalha o andamento do FABR. Logo na segunda campanha da partida, o ataque dos Tritões saiu com as costas na parede, com a bola posicionada na linha de 5yd do campo de defesa. A pressão dos Patriotas surtiu efeito quando o adversário sofreu um fumble, que foi recuperado por Pedro Leão para marcar o touchdown. O placekicker Yan Viana conferiu o PAT.

Os Patriotas seguiram na pressão diante das três unidades dos Tritões. O signal caller Daniel Gazelle carregou a equipe até a linha de 28yd do campo de ataque. O time do Rio de Janeiro partiu para o field goal, porém, o arremate de Viana foi bloqueado pelos especialistas de Vila Velha.

No segundo período, o americano LaParish Lewis encontrou o wide receiver Stephan “Cirilo” Nunes em uma big play para mais de 60yd e touchdown. O kicker Marcelo Vieira perdeu o extra point e a chance de empatar o duelo. O quarterabck Altivo Ribeiro ainda liderou a campanha dos mandantes até entrar em field goal range. Bastou a Vieira arrematar a bola no meio do “Y” para virar o confronto. 9-7.

Na volta do intervalo, o defensor dos Tritões, Vitinho, interceptou Gazelle e deixou a equipe dentro da redzone. Ribeiro lançou para Nunes marcar o seu segundo touchdown na partida. O special team da casa desperdiçou a conversão de dois pontos. Os Patriotas tentaram responder a altura. Os comandados do head coach Gabriel Mendes visitaram a redzone capixaba. A defesa local tratou de impedir o ímpeto carioca e frustrou o field goal de Viana.

Durante o último quarto, Ribeiro sofru uma lesão que o tirou do gramado. Com Lewis de signal caller, o americano driblou a defesa adversária e sacramentou o triunfo com o terceiro touchdown de Vila Velha. O ST ainda perdeu o try. Final 21-7.

A vitória coloca o Vila Velha Tritões na final da Conferência Sudeste. O próximo compromisso será diante do invicto e atual campeão da Liga Nacional: o Sada Cruzeiro. O encontro está agendado para o dia 28 de outubro, em Belo Horizonte.

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias e curta-nos no Facebook.