July 30, 2021
Rhynos Futebol Americano acumula títulos estaduais. Foto Paulo Pinto/Fotos Públicas/Futebol Americano Brasil

Após sete anos de Portuguesa, o Rhynos Futebol Americano retorna às atividades

Tempo aproximado de leitura:3 minutos, 17 segundos

Rhynos Futebol Americano acumula títulos estaduais ao longo de sua história. Foto Paulo Pinto/Fotos Públicas/Futebol Americano Brasil

Após o encerramento da parceria com a Associação Portuguesa de Desportos – tradicional equipe do futebol e que dava cedia a marca ao time de futebol americano – as lideranças da equipe decidiram retomar as atividades com o nome de Rhynos Futebol Americano, criado em 16 de março de 2007.

Saiba como foi a temporada 2019 do BFA

O time que surgiu no flag e conquistou dois títulos, o Torneio Integração (LPFA) e a Copa Flag (CFF), em 2009 e 2010, respectivamente, chegou ao full pads/tackle em 2012. Disputou o Torneio Touchdown (TTD) nos anos seguintes até fechar a parceria com a Portuguesa, quando passou a carregar a alcunha de Lusa Lions.

Ao final de 2020, com o final da parceria se aproximando e com a saída do então presidente Rodrigo  Guimarães do cargo, as lideranças do clube, que estavam há mais tempo na equipe, reuniram-se para decidir os rumos da equipe.

Antonio Fabião, atleta desde 2008 e head coach do Academy desde 2012, será o novo presidente. Catullo Góes, atleta desde 2009, será o vice; Gustavo Caravita, atleta do Academy, será o tesoureiro. Paulo Henrique Tidus, Carolina Guerra e Natasha Guimarães complementam a diretoria sendo representantes das modalidades (futebol americano, cheerleading e flag feminino). A atual diretoria é inédita tanto pelo tempo de casa de seus integrantes, quanto pela sua representatividade perante todas as categorias.

— É um momento emocionante. Finalmente as pessoas mais antigas do time estão dando um passo a mais e isso vai ser muito importante na questão da identidade e da cultura do time. Estamos muito felizes por lidar com a parte esportiva e administrativa, reforçando um pouco essa identidade dos Rhynos — comenta o novo vice-presidente Catullo Góes.

António Fabião comentou que já enfrentou diversos desafios, mas que ser presidente dos Rhynos deve ser o maior de todos.

— O objetivo é resgatar a nossa identidade para nunca mais perdê-la — disse.

Góes conta um pouco do processo de mudança

O lendário quarterback disse em entrevista ao Futebol Americano Brasil que as reuniões entre os líderes do time sempre aconteceram, mas que normalmente eram debatidos assuntos esportivos.

— Temos uma base de jogadores bem antiga, que estão no time desde o começo, são aproximadamente 15 jogadores nessa situação, são como uma base para o time. Essa reunião, dessa vez, serviu para dar um passo além, como administração. Geralmente eram outras pessoas que administravam o programa, mais novas em relação ao time, e talvez pudessem ter menos identificação. Não que não fossem pessoas interessadas na equipe, ou que não fossem competentes, mas elas eram pessoas que entraram no time ao longo do tempo — completa.

A temporada 2021

O primeiro semestre ainda foi marcado por encontros virtuais, com estudos de playbook. Atualmente a equipe já realizou mais de dez treinos neste formato, reunindo o grupo de forma remota. A expectativa é que sim, os treinos presenciais voltem a acontecer ainda em 2021, mas, dependendo de uma série de fatores e um deles é a vacinação de 100% dos atletas.

Não há no horizonte a possibilidade de uma competição.

— Queremos competir, mas seria irresponsável de nossa parte competir este ano ainda sem ter um tempo real de treino — argumentou Tidus.

Reforços para a temporada

Mesmo com a paralisação das atividades presenciais, o time se reforçou para as próximas temporadas. Chegam a unidade de defesa o linebacker Bruno Siqueira e o defensive back Thiago Rama se juntaram ao roster da equipe principal.

— Sempre admirei o estilo de jogo e filosofia da equipe. O espírito de união prevalece em todas as reuniões e existe muita organização tanto na diretoria quanto na comissão técnica — falou Siqueira.

O jogador de 22 anos tem passagens por Timbó Rex e Galo Futebol Americano.

— É um time muito unido, organizado e com mentalidade vencedora — comentou Rama.

O defensive back tem passagens por Palmeiras Locomotives e Rex.

Sobre o autor

Leonardo Oberherr

Repórter e narrador. Graduando em Jornalismo pela Unisinos. Fundador do Portal Obertime
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias, no Instagram em @futebolamericanobrasil_ e curta-nos no Facebook.

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *