Brasil Onças feminino tem chances de participar do Jogos Mundiais de 2022 nos Estados Unidos

Brasil Onças feminino já participou de quatro edições da IFAF World Championship. Foto Flag Football Brasil/Divulgação/Futebol Americano Brasil

A National Football League (NFL), em parceria com a Associação Internacional dos Jogos Mundiais (IWGA, na sigla em inglês) e a International Federation of American Football (IFAF), incluirá o flag football na edição de 2022 dos Jogos Mundiais, a ser sediada em Birmingham/Alabama, nos Estados Unidos. O anúncio foi realizado nesta quarta-feira (15). Os eventos ocorrerão no estádio Legion Field. Ao todo, serão oito equipes masculinas e oito femininas. O Brasil estará representado pelas gurias do Brasil Onças. As brasileiras disputarão contra selecionados da Áustria, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, Japão, México e Panamá.

Saiba como foi a temporada 2019 do BFA

Atualmente, o Brasil Onças feminino ocupa a sexta posição no ranking da IFAF. As brasileiras tem o histórico de 33 jogos, com 11 vitórias e 22 derrotas em competições internacionais.

— A convocação para participação (da competição) vai para as oito melhores seleções ranqueadas (pela IFAF) de acordo com a última competição. O Brasil está na sexta colocação com a seleção feminina. Já a seleção masculina teria de pleitear esta vaga em algum evento da IFAF, que pode ser que aconteça. Em tese, pelos critérios do regulamento, a seleção feminina teria espaço na competição — explicou o presidente da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), Ítalo Mingoni.

Veja o ranking da IFAF

— Mais um passo importante para a solidificação do flag football e entrada nos jogos olímpicos em um futuro breve. A seleção brasileira feminina já é uma potência mundial no esporte, estamos desenvolvendo a seleção masculina e criando projetos para inclusão nas escolas e universidades — disse o diretor do flag football da CBFA, Danilo Müller.

A escolha do flag football não foi por acaso. A prática tem maior facilidade para ser difundida no planeta. Há também a diminuição nos custos para deslocar equipes e realizar os eventos.

— Estamos muito empolgados em trazer o flag football para o cenário internacional durante os Jogos Mundiais de 2022 em Birmingham. O flag football expande o esporte, proporcionando acesso mais fácil ao nosso jogo para homens e mulheres de todas as idades. Com uma enorme plataforma internacional como essa, criaremos oportunidades para crianças e adultos de todo o mundo experimentarem e aprenderem o jogo, ajudando a aumentar a popularidade global do esporte — comentou o quarterback do Seattle Seahawks e presidente da NFL Flag, Russell Wilson.

A entrada oficial na lista de esportes dos Jogos Mundias tem pretensão maior, a IFAF planeja uma nova tentativa da modalidade nos Jogos Olímpicos.

— A NFL está comprometida com as oportunidades para atletas de todo o mundo participarem de todos os níveis do futebol e apoiou o trabalho da IFAF de levar o flag football aos Jogos Mundiais, um grande passo em frente em suas atividades olímpicas de longo prazo. Seguiremos de perto os eventos de qualificação que determinam os melhores times de flag football masculino e feminino para competir em Birmingham — explicou o NFL Chief Operating Officer internacional da NFL, Damani Leech.

Os Jogos Mundiais estão agendados para o período de 7 a 17 de julho de 2022.

Cabe ressaltar que o futebol americano na modalidade tackle/full pads já esteve presente como esporte convidado nas edições de 2005, em Duisburg, na Alemanha, e 2017, em Wrocław, na Polônia.

Por curiosidade, os Estados Unidos jamais venceram a competição. A equipe americana conseguiu a medalha de bronze em 2017, em sua única participação. Vale lembrar que a delegação não foi representada pela USA Football, mas um selecionado privado.

Assista o teaser do flag football nos Jogos Mundiais

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias, no Instagram em @futebolamericanobrasil_ e curta-nos no Facebook.

Leave a Comment