CBFA recebe o convite para atuar na 2019 IFAF World Championship; como está o cenário mundial?

Na noite desta segunda-feira (26), a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) anunciou, através de uma nota publicada em sua página no Facebook, que não precisará realizar o jogo eliminatório contra o Panamá, pela IFAF Americas para jogar a 2019 IFAF World Championship na Austrália.

Conheça a sede da 2019 IFAF World Championship

O comunicado explica que, segundo a orientação da International Federation of American Football (IFAF), o Brasil Onças não precisará sediar o jogo contra os panamenhos, pré-agendado para a data de 30 de março de 2019, em solo nacional.

A nota aponta que a entidade brasileira ainda foi convidada pela IFAF a participar diretamente da fase final do Mundial, que será disputado na cidade de Wollongong, em New South Wales, na Austrália. A competição inicia no dia 23 de julho e se encerra no dia 5 de agosto.

Também ficou decidido que a comissão técnica, encabeçada pelo head coach Gabriel Mendes, realizará a convocação para o torneio mundial no mês de janeiro de 2019.

A IFAF World Championship perde interesse

Após o declínio da vaga pela American Football Bund Österreich (AFBÖ), que alega problemas logísticos, financeiros e de calendário para jogar na Austrália, além da intenção da Fédération Française de Football Américain (FFFA) em seguir o mesmo caminho dos austríacos, o interesse em atuar no Outback diminuiu.

Outro fator que leva a baixa procura para jogar na Oceania é a participação, ou não, dos atuais campeões mundiais: os Estados Unidos. O Futebol Americano Brasil e a American Football International entraram em contato com a USA Football para saber do interesse americano em enviar uma delegação a competição. Até o momento, não houve resposta do CEO Scott Hallenbeck.

O convite aos brasileiros não aparece por acaso. Com as vagas europeias passando para derrotados na semifinal da IFAF European Championship: Finlândia e Suécia, não se sabe ao certo se a Europa terá times no Mundial. A IFAF corre contra o tempo para preencher as sete vagas restantes.

Saiba mais sobre o cenário da FFFA para jogar a 2019 IFAF World Championship

Um ponto é que somente a Japan American Football Association (JAFA) confirmou a presença na IFAF World Championship através de um comunicado em seu site, mesmo sem a validação da IFAF. Também não fica claro se a Coreia do Sul terá chances de participar, pelo lado asiático.

Confira a publicação da JAFA sobre a ida à Austrália em japonês

A IFAF Americas, sem o jogo eliminatório entre Brasil Onças e Panamá, o continente continua com uma vaga em aberto, caso afirmada a ida dos brasileiros. A Football Canada ou a Federación Mexicana de Fútbol Americano (FMFA) podem pleitear a vaga.

— Fomos convidados pela IFAF, através do seu diretor-geral Andy Fuller para participar do Mundial. Não sabemos se o Panamá também recebeu esse convite ou não. Os dirigentes do Canadá e do México informaram na reunião anual da IFAF que não teriam interesse em participar do mundial — disse o presidente da CBFA, Rogério Pimentel.

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias e curta-nos no Facebook.

Leave a Comment