Cuiabá Arsenal bate Sinop Coyotes e se aproxima dos playoffs do BFA

Cuiabá Arsenal depende somente de si para avançar aos playoffs do BFA. Foto Junior Martins/Arsenal/Futebol Americano Brasil

O Cuiabá Arsenal surpreendeu com uma estratégia de ataque aéreo e venceu o Sinop Coyotes pelo shutout de 27 a 0, nesse domingo (1), em partida válida pela semana 10 do Brasil Futebol Americano (BFA), na Arena Pantanal, em Cuiabá.

Confira a classificação do BFA

— Acredito que a defesa deles esperava que fizéssemos a mesma estratégia das partidas anteriores, nas quais marcamos touchdowns com corridas, mas nós optamos por fazer diferente desta vez e marcamos os pontos com passes. O futebol americano é um xadrez e nele é preciso saber correr quando o oponente espera por passe e saber passar quando ele espera por corrida — avaliou o head coach e signal caller americano do Arsenal, Thomas Kudyba.

O Cuiabá Arsenal tem a defesa menos vazada do Grupo Oeste da Conferência Centro-Oeste. Lidera com uma campanha de três vitórias e uma derrota e que fez 89 pontos e sofreu apenas 65. Depois vem a defesa do Sorriso Hornets, que deixou entrar 68 pontos, a defesa do Rondonópolis Hawks, que sofreu 111, e, por fim, a defesa do Sinop Coyotes, que levou 127 pontos.

Segundo o capitão da defesa do Arsenal, Igor Mota, comunicação e estudo de vídeo foram essenciais para ter uma boa defesa.

— Estudamos as gravações das partidas anteriores, identificamos nossos erros e entramos em campo com o foco de corrigi-los. Conseguimos corrigir muitos dos erros que vínhamos cometendo, mas ainda temos muito para melhorar. E posso dizer que melhorou demais a nossa comunicação no campo. Durante o jogo nós conseguimos trocar informações e ajustar detalhes — disse Mota.

O jogo

O confronto contou com um público de 1003 fãs. O Cuiabá Arsenal abriu o placar com touchdown de passe de Kudyba para o receiver Guilherme Balceiro. Mas, o placekicker Raulin Leal teve o ponto extra bloqueado pela defesa de Sinop.

O Arsenal manteve a pressão sobre os Coyotes e chegou a endzone com conexão de Kudiba para o receiver Felipe Andrade. Desta vez, Leal conferiu o PAT. Não demorou muito para o Kudiba chegar ao hat-trick ao lançar para touchdown com o halfback Bruno Loeschke. Com ponto extra certeiro de Leal. 20-0.

Liderada pelo capitão, Igor Mota, a defesa do Cuiabá Arsenal se mantém sólida e não amarga nenhum ponto na etapa complementar. Por outro lado, a defesa do Sinop Coyotes cresceu. Os visitantes contiveram os ataques do oponente e não deixou o placar se mover e registrar novos pontos durante o terceiro período.

Durante toda a partida, os Coyotes tentaram a estratégia de alternar o quarterback no backfield entre o starter Ricardo Bonadimann e o backup Lucas Schneider. Contudo, o sistema não funciona e a meta de Cuiabá não foi ameaçada. O triunfo foi finalizado com a dupla Kudiba-Andrade para touchdown. Leal completou com o arremate de bonificação. Final 27-0.

O resultado colocou o Cuiabá Arsenal perto da classificação para os playoffs com campanha de 3-1, a vaga pode ser obtida contra o Rondonópolis Hawks, no dia 14, em Rondonópolis.

O Sinop Coyotes segue na última posição com recorde negativo de 0-4. O programa já não tem mais chances de avançar à segunda fase do certame nacional. O próximo compromisso será no dia 21 de setembro, quando visita o líder Sorriso Hornets (3-1), em Sorriso.

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias e curta-nos no Facebook.

Leave a Comment