Cuiabá Arsenal inicia atividades da pré-temporada 2019 sob comando de Kudyba

Kudyba assumirá o cargo de head coach e signal caller no Cuiabá Arsenal. Foto Junior Martins/Arsenal

O Cuiabá Arsenal realizou duas atividades que marcaram o início da pré-temporada 2019 nesse fim de semana, fez uma reunião para apresentar o programa aos novos jogadores, nesse sábado (9), com presença do novo treinador e quarterback, o americano Thomas Kudyba, no auditório da Arena Pantanal. O plantel fez o primeiro treino físico do ano, nesse domingo (10), no campo do Ginásio do Quilombo, em Cuiabá.

Saiba como foi a temporada 2018 do BFA

A reunião apresentou um pouco da história do Cuiabá Arsenal, que começou em 2006, passou por dois títulos nacionais (2010 e 2012) e dois estaduais (2015 e 2016), formou jogadores para as seleções mato-grossense e brasileira, exportou atletas para o mundo e completará 13 anos no próximo abril. Também mostrou a estrutura organizacional, como organograma da diretoria e comissão técnica, planejamento orçamentário, ações sociais e etc.

— Fizemos a reunião inaugural da temporada para expor o escopo de trabalho do Arsenal e motivar os atletas a buscarem um objetivo maior, como se tornarem pessoas melhores pelo esporte e a conquistarem outro título nacional. Temos um calendário repleto de jogos e ações. Neste ano, faremos a “Temporada da Reconquista”, onde repatriaremos atletas nossos que estão em outros times — planeja o atual presidente Denevaldo Barbosa Junior.

Um dos principais fundadores e primeiro presidente do Cuiabá Arsenal, Orlando Ferreira Junior, foi um dos palestrantes na reunião inaugural. Ele contou histórias e aventuras de viagens, sobre as dificuldades que enfrentavam na época e que algumas foram superadas atualmente e contou sobre qual caminho precisa ser percorrido para o grupo alcançar um novo título nacional. Falou sobre como cada indivíduo precisa crescer pessoalmente, abdicar e trabalhar em equipe.

— O número de vezes que os atletas vão querer desistir é inimaginável. Precisarão superar inúmeras provas diárias. Vão enfrentar três principais problemas durante a temporada: Falta de tempo, falta de dinheiro e distrações. Todos terão que lidar com isso e só tem uma solução, foco. Foco é a arte de dizer não. Todos precisam dizer não para várias coisas com o objetivo de economizar energia. A energia é o tempo, o dinheiro e a atenção necessária para colocar naquilo que designou como foco — explicou Ferreira Jr.

O primeiro treino

O primeiro treino foi comandado por Kudyba. Ele fez parte da turma que ganhou o brasileiro em 2010, passou outras vezes pela equipe cuiabana e, mais recentemente, coordenador de ataque e quarterback do Arsenal em 2017.

— Explicamos sobre a cultura do futebol americano e do Cuiabá Arsenal, quais os objetivos, as metas e a filosofia para eles ficarem mais preparados para sermos campeões. Tivemos cerca de 80 jogadores no primeiro treino, temos uma boa mistura de veteranos, que participaram dos títulos nacionais de 2010 e 2012, com novatos. E destacamos sobre a necessidade do sacrifício diário, individual e coletivo, para alcançarmos outro título — disse o treinador.

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias e curta-nos no Facebook.

COMMENTS

Leave a Comment