Femfa lança a temporada 2019 do campeonato mineiro com nova fórmula de disputa

Galo Futebol Americano é o atual campeão da principal competição da Femfa. Galo/Divulgação

O Campeonato Mineiro 2019 foi lançado pela Federação Mineira de Futebol Americano (Femfa) e, ao todo, sete equipe participarão do torneio nesta edição, que começa no dia 10 de Março, em Juiz de Fora. A grande novidade do campeonato, neste ano, é a nova fórmula de disputa proposta pela Federação e aprovada em assembléia pelas equipes.

Confira a tabela do campeonato mineiro 2019

Juiz de Fora Imperadores, Pouso Alegre Gladiadores (Univás Gladiadores), Betim Bulldogs, Nova Serrana Forgeds e Ipatinga Tigres (Tigres FA), farão uma espécie de mini-torneio dentro do campeonato. Cada equipe fará um jogo em casa e outro fora, entre este cinco times, para definir os quatro melhores que participarão dos playoffs do Gerais Bowl, nome desta primeira parte. As equipes que se classificarem para os playoffs, se enfrentam em formato de olímpico, ou seja, o primeiro melhor seed enfrentará o quatro melhor e o segundo melhor enfrentará o terceiro seed.

Os vencedores destes confrontos farão o Gerais Bowl e, automaticamente, estarão classificados para a segunda fase do Campeonato Mineiro, onde América Locomotiva e Galo Futebol Americano aguardam. A partir desta fase, o campeão da primeira fase enfrenta o Locomotiva, enquanto que o vice campeão pega o Galo. Quem ganhar, vai para a final do Mineiro 2019, o Minas Bowl.

Este novo formato, proposto pela Femfa e aprovado pelas equipes, foi uma sugestão das próprias equipes do interior e região metropolitana de BH. A ideia é desenvolver um campeonato onde todos os times tenham chances reais de se classificarem, devido à disparidade técnica e de investimentos que Locomotiva e Galo possuem em relação à eles.

O primeiro jogo da primeira fase será entre o Juiz de Fora Imperadores e o Pouso Alegre Gladiadores, no Campo Prainha, na cidade de Rio Novo, às 10h. O ingresso é 1kg de alimento não perecível, que poderão ser trocados diretamente no local da partida.

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias e curta-nos no Facebook.

Leave a Comment