Femfa realiza Campeonato Mineiro de Futebol Americano de e-Sports

Pádua treina para representar o Paraíso Miners no certame da Femfa. Foto Arquivo pessoal/Futebol Americano Brasil

A Federação Mineira de Futebol Americano (Femfa) realiza o primeiro Campeonato Mineiro de Futebol Americano de e-Sports. A plataforma escolhida foi a do Playstation 4 com o jogo da Eletronic Arts NFL Madden 20, devido ao maior número de usuários dentre os participantes.

Veja como seria o calendário de jogos da MGFL

São 12 equipes participantes sendo representado por um jogador cada. Dividida em duas conferências, todos jogam contra todos. Serão cinco rodadas com seis partidas cada, totalizando 30 partidas na fase de grupos. 18 partidas serão transmitidas ao vivo com narração e comentários de Alexandre Sander e Thiago Martins, dupla já conhecida entre os mineiros, com um mediador da Reality XP, empresa parceira da Femfa que opera com e-Sports. As transmissões serão no YouTube, compartilhadas na fan page da federação no Facebook. As partidas que não forem transmitidas serão gravadas e publicadas posteriormente.

O campeão da conferência enfrenta o vice-campeão da outra conferência na semifinal. Os vencedores duelarão no 1º Minas Bowl e-Sports na noite do domingo dia 28 de junho.

A partida de abertura está marcada para o próximo sábado dia 30 de maio entre Ipatinga Tigres, representado por Gustavo Almeida, e Contagem Inconfidentes, representado por Fábio Sant’Ana.

Confira os times participantes e seus representantes

Betim BulldogsMateus Brezolin
Araxá Red WolvesArthur Rios
Lavras Falcões André Lopes
Uberaba ZebusHugo Flávio Borges
Golden LionsArthur Friche
Uberlândia LobosEduardo Sousa
Nova Serrana ForgedsFernando Marques
Ipatinga Tigres – Gustavo Almeida
América Locomotiva Arthur Rocha
Galo Futebol Americano Parris Lee
Contagem Inconfidentes – Fábio Sant’Ana
Paraíso MinersAugusto Cesar Pádua

— Acho que os jogos de e-Sports, principalmente em tempos de pandemia, são necessários pra que engaje o que o público queira ver de verdade o futebol americano. Atleticano que sou, não vou deixar escapar a oportunidade de torcer pro meu time do coração nesse campeonato mineiro de e-Sports, sempre irei apoiá-lo. Espero que os fornecedores de games façam temporadas do BFA e que lancem isso pro PlayStation 4 pra eu jogar com o Galão — comentou Gabriel Francisco, torcedor do Galo.

Representante dos Miners, Augusto Cesar não esconde a ansiedade.

— Sou o famoso peladeiro de final de semana, mas é muito bacana isso. Enquanto não podemos jogar nos campos reais, vamos correr para os virtuais. Sendo jogador, tanto e-Sports, sem contato, quanto no esporte com contato, é o futebol americano que nos deixa felizes. Sendo a primeira vez que participo de qualquer modalidade de competição no e-Sports nesse sentido, fico ansioso para fazer amigos através do esporte, que para mim, é o que mais importa — disse.

Para o presente da Femfa, Giuliano Grotto, esta é uma oportunidade de mater o contato com os fãs locais.

— Campeonatos de futebol americano e-Sports com certeza não são novidades, mas no Brasil tenho certeza que nenhuma federação esportiva ainda realizou algo parecido com as equipes associadas, como se fosse o campeonato normal de campo mesmo, da mesma forma com transmissão ao vivo, e ampla divulgação — explicou.

Diferente do que o dirigente afirmou, a Federação Paranaense de Futebol Americano (FPFA) já executa um certame nos mesmos moldes.

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias, no Instagram em @futebolamericanobrasil_ e curta-nos no Facebook.

Leave a Comment