FGFA: Curiosidades sobre a semana 2 do campeonato gaúcho 2019

De olho na semana 2 do campeonato gaúcho, a Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA) lançou dados e curiosidades sobre os quatro programas que estreiam na temporada regular pelo Grupo A, são eles: Venâncio Aires Bulldogs, Juventude, Carlos Barbosa Ximangos e Porto Alegre Gorillas.

Confira a classificação do campeonato gaúcho

A partida do sábado (16) marca a estreia de Venâncio Aires Bulldogs e Juventude no campeonato gaúcho e também a estreia da sede: pela primeira vez, um jogo oficial de futebol americano ocorrerá na cidade de Mato Leitão. Lá, os Bulldogs tentarão quebrar uma triste sina: a equipe nunca venceu um adversário serrano pelo certame estadual.

Foram quatro jogos: Bento Gonçalves Snakes (2016 e 2017), Juventude (2017) e Carlos Barbosa Ximangos (2017), todos com derrota da equipe de Venâncio Aires. A sua única vitória contra equipes da Serra ocorreu contra os Ximangos em 2017 pela Copa RS, competição que seria vencida pelos Bulldogs.

O Juventude tem uma rica história no campeonato estadual recentemente. A equipe passou de fase em todos os campeonatos que disputou, e em todos eles a equipe de Caxias do Sul começou vencendo (vs Santa Maria Soldiers 2015, vs Restinga Redskulls 2016, vs Porto Alegre Pumpkins 2017 e vs Cruzeiro Lions 2018).

O programa do Carlos Barbosa Ximangos e a cidade já são símbolos do futebol americano gaúcho. Sede da final da Copa RS, o estádio do Clube Serrano recebe as partidas oficiais dos Ximangos desde 2017. De lá para cá, a equipe teve uma campanha de duas vitórias e três derrotas em campeonatos estaduais. A partida contra o Porto Alegre Gorillas marca a tentativa de conquistar uma inédita vitória contra uma equipe de Porto Alegre em casa por campeonatos estaduais, assim como estrear a competição com vitória, algo que nunca aconteceu na história da equipe.

Embalado pelas boas campanhas de 2018, o Porto Alegre Gorillas tenta reescrever parte de seu histórico no campeonato que deixa a desejar: a descontar a vitória nas quartas-de-final fora de casa contra o Santa Cruz Chacais, em 2018, são outras cinco derrotas fora de casa pelo campeonato estadual desde 2017. Como um fator novo, será a primeira vez que a equipe viaja à Serra Gaúcha em jogos pela competição estadual.

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias e curta-nos no Facebook.

Leave a Comment