Lisboa Devils controla ações do jogo e derrota Lisboa Navigators no derby da alfacinha pela LPFA

O Lisboa Devils abriu 7-0 no derby da alfacinha desde 2015. Imagem Devils/Reprodução

Na noite deste sábado (16), no encerramento da semana 4 da Liga Portuguesa de Futebol Americano (LPFA), ocorreu mais um derby da alfacinha entre Lisboa Navigators e Lisboa Devils. O evento foi disputado no relvado do estádio José Ramos, na Capital. O lado rubro-negro lisboeta levou a melhor ao vencer os Navs pelo placar de 28 a 20.

Confira a classificação da Liga Portuguesa

Em um momento inspirado, o head coach do Lisboa Devils, Nuno Félix, aproveitou as habilidades do brasileiro #99 Ramon Franco para testá-lo nas três fases do jogo: ataque (fullback), defesa (outside linebacker) e special team (long snapper e kicker). O movimento de Félix contra o programa rival deu certo, tanto que partiu de Franco o primeiro touchdown do jogo, em uma power run na posição de full back. O placekicker #22 Bruno Cardoso conferiu o PAT.

A resposta dos mandantes aconteceu ainda no primeiro quarto, quando running back brasileiro #22 Jardel Andrade marcou o touchdown. O kicker #85 João Caldas acertou o extra point de empate.

A partir do segundo quarto, os Devils tomaram todas as iniciativas da partida. O halfback #23 Jesuíno Furtado encontrou espaço no front seven dos Navigators para ultrapassar a goal line e manter os visitantes na liderança do placar. Antes do término do primeiro tempo, o signal caller #11 Bernardo Solipa conectou o wideout # Pedro Flores para o terceiro touchdown rubro-negro. Ambos os extra points foram convertidos por Cardoso. 7-21.

Na etapa complementar, a unidade de ataque alvi-cerúlea sucumbia diante da defesa arquirrival, sem poder de reação e com problemas para executar o jogo aéreo, uma vez que os Devils anotaram quatro interceptações. Com parte do jogo controlado, Félix usou o momento para rodar o roster.

Com mais 12 minutos a serem jogados, o tailback espanhol #2 José Sanchez contou com o lead block de Franco para chegar ileso a endzone adversária. Cardoso manteve o 100% de aproveitamento dos arremates de bonificação.

Com pouco tempo no relógio, os Navigators tentaram esboçar uma reação. O backup quarterback #7 Diogo Mota – que entrou no lugar do starter #14 André Monteiro, por lesão – venceu o front seven dos Devils para descontar com uma corrida até a endzone. Na sequência, Mota conectou o wideout #82 Tiago Ladeira para marcar o terceiro touchdown dos donos da casa. Caldas conferiu somente um dos PATs. Final 20-28.

— A equipa estava preparada para os Navigators que encontrámos. Tínhamos estudado e treinado algumas tendências do adversário. Acima de tudo a nível defensivo. Os Navigators, às vezes com alguma sorte nossa, tiveram uma big play, que foi uma corrida numa falha de comunicação na defesa, de resto, a defesa esteve bem. Quando o resultado estava mais folgado decidi colocar uma segunda linha, que não esteve perto de estar bem, mas a aprendizagem é para todos. Postura dos jogadores e decisões minhas enquanto treinador. O ataque esteve bem e está a ganhar confiança. A arbitragem esteve uma vez mais, mal em dois erros colossais de fumble recovery que foram dados ao adversário. Repito, erros colossais — contou Félix pós-jogo.

Com o resultado, o Lisboa Devils assume a segunda posição do certame nacional com campanha de 2-1. O próximo adversário será o Braga Warriors, no dia 13 de abril, no Campo da Caseta, em Braga.

— Agora temos quase dois meses de paragem. Quando formos a Braga, vamos para marcar uma posição clara. Não vamos jogar com segundas linhas. Vamos entrar nessa segunda parte da competição com a atitude de equipa que vai ser campeã — finalizou.

A derrota dentro de casa faz com que o Lisboa Navigators caia para a terceira colocação com recorde de 2-1. A equipe volta ao relvado no dia 2 de março, quando encara o rival metropolitano Cascais Crusaders (1-1), no Campo das Fontaínhas, em Cascais.

— Os Navigators entram em campo sempre a dar o melhor. O nosso objectivo é sempre a vitória — disse o coach dos Navigators, Nuno Pereira, sobre o segundo derby consecutivo no calendário do programa.

Veja os highlights de Franco na partida

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias e curta-nos no Facebook.

Leave a Comment