Manaus North Lions e Manaus Raptors anunciam saída da temporada 2018 do campeonato amazonense

Abertura da temporada 2018 entre Manaus North Lions e Manaus Cavaliers contou com pouca presença de público na Vila Olímpica. Foto Cavaliers/Divulgação

Depois da desistência do Manaus North Lions da disputa da temporada 2018 do campeonato amazonense, a jovem equipe do Manaus Raptors seguiu o mesmo trilho. Ambos os times se manifestaram via suas páginas oficiais no Facebook uma nota onde anuncia a saída da competição.

Saiba como está provisoriamente a classificação do campeonato amazonense

Apesar das decisões de Lions e Raptors, as direções afirmam que permanecem filiadas a Federação de Futebol Americano do Amazonas (Fefaam).

Com a desistência – somada a não estreia do Manaus Lobos Guerreiros –, apenas Manaus Cavaliers, Manaus Broncos e Amazon Black Hawks seguem na competição. O campeonato teve apenas uma semana de jogos, que ocorreu no dia 20 de maio. A segunda semana deveria acontecer no último domingo (27), em Iranduba, foi adiada.

— Os vários erros cometidos pela Federação junto à incompetência para gerir o evento nos fez tomar essa decisão. Tivemos uma abertura de campeonato com 12 pessoas assistindo. Sem nenhum diferencial, jogos no município de Iranduba sem apoio, sem ninguém assistindo. O presidente tem muita dificuldade em resolver problemas, procura dificultar tudo para alguns times — contou o presidente dos Lions, Lucas Alencar ao A Crítica.

A Federação já sinalizou que um triangular será feito entre os remanescentes até que seja conhecido o campeão de 2018. Uma reunião nos próximos dias deve confirmar como será o prosseguimento do campeonato.

De acordo com o vice-presidente da Fefaam, Gutemberg Oliveira, os motivos da desistência das equipes foi financeiro. A principal motivação foi o não pagamento das mensalidades referentes à participação. O valor de 4 mil reais que cobre as despesas foi dividido em duas parcelas de 2 mil reais com vencimentos nos dias 20 de abril e maio.

— A Federação começou a cobrar mais severamente a questão do pagamento dos times e a regularidade dos jogadores. Se punimos os Lobos Guerreiros [que ficaram de fora da disputa por não pagarem a inscrição] temos que cobrar os outros também e quando se começou a cobrar e a doer no bolso, eles começaram a sair — disse ao A Crítica.

TJD intima Manaus North Lions e Manaus Raptors

O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-AM) do futebol americano do Amazonas ainda intimou o Manaus North Lions e seu presidente Lucas Alencar em três processos, acusados de abandono da competição, deixar de cumprir ou dificultar o andamento e regulamento da competição, mais incitar ódio ou a violência, ofender a honra de alguém e praticar ato discriminatório.

Enquanto que o Manaus Raptors foi acusado de abandono da competição.

A Fefaam também foi intimada por deixar de cumprir ou dificultar o andamento e regulamento da competição

O julgamento está marcado para o dia 1º de junho, às 18h, na sede do TDJ, em Manaus.

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias, no Instagram em @futebolamericanobrasil_ e curta-nos no Facebook.

Leave a Comment