October 28, 2021
Marques troca o Curitiba Brown Spiders para jogar pelo San José Toros. Foto Thais Marques/photo_hamarques/Futebol Americano Brasil

Marques se despede do Curitiba Brown Spiders para rumar ao San José Toros na Costa Rica

Tempo aproximado de leitura:3 minutos, 44 segundos

Marques troca a capital do Paraná para jogar pelo San José Toros. Foto Thais Marques/photo_hamarques/Futebol Americano Brasil

Se na última quinta-feira (15) os brasileiros ficaram de fora das chamadas de uma das nove equipes da Canadian Football League (CFL) durante o CFL Global Draft, por outro lado, um jogador do Curitiba Brown Spiders conseguiu sua vaga para atuar fora do País. O linebacker Fábio Marques está de malas prontas para embarcar para Costa Rica, onde atuará pelo San José Toros.

Saiba como foi a temporada 2019 do BFA 2

O atleta conseguiu uma vaga de emprego no país da América Central. Aproveitou a oportunidade para entrar em contato com o programa e solicitar o recrutamento. Assim que aceito, passará a integrar o roster e disputar as competições locais.

Em publicação nas redes sociais, Marques se despediu dos Spiders e relembrou os feitos dentro da equipe de Curitiba.

— Eu nem sei o que falar, de verdade. Apesar de estar no time desde 2011/2012, quando entrei no Curitiba Brown Spiders, acho que só acordei pro time mesmo em 2015, na fusão, quando criei o primeiro lema do time: “na união, a origem da nossa força”. De lá pra cá, muita coisa mudou, me dediquei mais, entramos pra história ao vencer o Coritiba Crocodiles em 2017. Mas, também estive nos momentos ruins, quando caímos pra BFA Acesso em 2016. Eu vou ter um carinho enorme pelos Brown Spiders por saber que minha última partida foi na vitória da final da BFA Acesso Sul, colocando o time no lugar que é dele por direito. Eu só tenho a agradecer aos Brown Spiders por todos estes anos, principalmente ao coach Wayne e todos os atletas que estiveram ao meu lado todo esse tempo. Sobre minha ida, só posso garantir que vou me dedicar ao máximo ao Toros Football e ajudar a equipe a vencer mais campeonatos — escreveu.

A ida de Marques para a Costa Rica apareceu devido a uma oportunidade de trabalho na região. O jogador aproveitou o momento para entrar em contato direto com a equipe, com o intuito de auxiliar na unidade defensiva.

— Nos últimos dois meses eu passei por um processo seletivo para uma empresa, só não sabia que ela ficava na Costa Rica. Quando soube, entrei em contato apenas com eles, por serem a referência nesse esporte no país. De prontidão, eles já demonstraram interesse, me chamaram no WhatsApp e iniciamos as conversas. Sem falar com mais nenhuma outra equipe, me comprometi a atuar por eles na temporada 2021, incluindo o nacional que começa em junho — explicou.

A escolha pelos Toros deu-se pela proximidade de identidade, algo que Marques levou em conta para definir o destino.

— Eu li sobre as equipes de lá e sempre tem algum negócio que puxa pra um lado, né? Eu me identifiquei muito com o Toros e fui super bem recebido por eles — disse.

Em tese, o brasileiro será utilizado na posição original como linebacker. Contudo, não é descartada a hipótese de atuar entre os treinadores, uma vez que possui experiência na sideline ao comandar o corpo de linebackers do roster principal dos Brown Spiders e auxiliar no desenvolvimento da unidade U20 da equipe em 2019.

É esperada a chegada de Marques a San José no mês de maio, quando também se apresenta aos Toros. Na temporada de 2019 do Brasil Futebol Americano 2 (BFA 2), o linebacker anotou 29 tackles, dos quais nove tackles for loss, cinco sacks, dois fumbles forçados, um fumble recuperado e uma interceptação. O Curitiba Brown Spiders acabou campeão da Conferência Sul e garantiu o acesso a elite nacional.

Como funciona o campeonato na Costa Rica

A Costa Rica Football League (CRFL) conta com cinco times. São eles: San José Toros, San José Bulldogs (atual campeão), Leones Cartago (atual vice campeão nacional), Cartago Dragons, e San Isidro de El General Southern Knights. Todos jogam contra todos em turno e returno. Avançam aos playoffs os três primeiros colocados, onde a primeira posição vai direto à final, enquanto o segundo e terceiro disputam o wildcard.

Como ficou a classificação após a temporada regular

1º) Bulldogs – 8-0
2º) Leones – 7-1
3º) Toros – 4-4
4º) Dragons – 2-6
5º) Knights – 0-8

Os resultados dos Toros

Toros 8-38 Bulldogs
Toros 0-31 Leones
Toros 46-0 Knights
Toros 26-14 Dragons
Toros 6-30 Bulldogs
Toros 22-32 Leones
Toros 30-0 Knights
Toros 1-0 Dragons (por desistência do rival)

Sobre o autor

Henrique Riffel

Jornalista e editor-chefe do Futebol Americano Brasil. Pós-graduado em Jornalismo Digital pela Famecos/PUCRS. Ex-colaborador do Pro Football e American Football International. Antigo produtor multimídia do Locast Project do MIT/EUA
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias, no Instagram em @futebolamericanobrasil_ e curta-nos no Facebook.

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *