December 2, 2021
Cox anota o touchdown em retorno de safety punt para o Manaus Futebol Americano. Foto Mauro Neto/Faar/Futebol Americano Brasil

No retorno do futebol americano no Brasil, o Manaus Futebol Americano aplica um shutout no Manaus Cavaliers

Tempo aproximado de leitura:3 minutos, 30 segundos

Cox anota o touchdown em retorno de safety punt para o Manaus Futebol Americano. Foto Mauro Neto/Faar/Futebol Americano Brasil

Depois de 295 dias, ou 42 semanas, ou pouco mais de nove meses, tivemos a volta do futebol americano no Brasil. Se o último evento no País foi a final da Taça Cairo Santos, em que o Gama Leões de Judá superou o Goiânia Rednecks e conquistou o título do certame candango, o retorno da bola oval se deu neste domingo (3), quando o Manaus Futebol Americano derrotou o rival citadino Manaus Cavaliers pelo shutout de 36 a 0. O evento foi realizado no gramado da Vila Olímpica, na capital do Amazonas.

Saiba como foi a temporada 2019 do BFA 2

O jogo começou com baixa produção ofensiva de ambos os programas. O elenco esmeraldino mostrou a formação single set back e com os receivers em doubles, enquanto os Cavaliers tentaram por terra com o a tradicional I-formation. Foram dois three and outs nos primeiros drives. Porém, para piorar o cenário, na execução do punt dos Cavs, o hike bateu no upback e a bola foi recuperada pelo defensive back #34 Saulo Pantoja, na linha de 12yd do campo de ataque.

O turnover não foi capitalizado. Os esmeraldinos tiveram a chance de abrir o marcador em chip shot field goal de 25yd, que foi desperdiçado pelo placekicker #96 Victor Fonteles ao ter o arremate bloqueado.

Sem poder ofensivo do lado rubro, a defesa do Manaus Futebol Americano tratou de forçar um novo three and out. Com a posse de bola em mãos, o signal caller #18 Edilson Kovaleski encontrou o wideout #11 Lucas Pinto em uma conexão de 20yd para touchdown. Fonteles completou com o PAT.

Durante o segundo período, a defesa do Gavião do Norte continuou sufocando o ataque rival. A equipe interceptou o quarterback #3 Gabriel Iamut com o defensor #5 Felipe Santana, que chegou a retornar para pick six, porém, uma falta por holding impediu a pontuação. A campanha ainda encerrou com uma corria para touchdown de 1yd, com o halfback americano #2 Callus Cox. Fonteles acertou o try. E para não deixar em branco, coube a defesa tirar Iamut do gramado para forçar um safety. Se não bastasse, Cox ainda retornou 68yd no safety punt para touchdown. Fonteles desperdiça o extra point. 22-0.

Na etapa complementar, o cenário continuou crítico para os Cavs, que em um bad snap por punt, deixou a unidade de ataque do Manaus Futebol Americano dentro da redzone. O drive foi capitalizado com uma corrida de 5yd na inside zone run com o running back #33 Cândido Teixeira. Depois de mais um three and out, Kovaleski teve a posse de volta para mandar uma big play com Cox, em um passe na fly route de 36yd para touchdown. Ambos os PATs foram conferidos por Fonteles.

No último quarto, cos Cavaliers visitaram a redzone pela única vez no confronto, mas a chance de descontar no placar acabou com uma interceptação que decretou o encerramento do encontro. Final 36-0.

— Hoje a gente vive uma vitória, em meio a tantas perdas. A Fundação Amazonas de Alto Rendimento abriu as portas da Vila para o nosso primeiro amistoso. Momento muito feliz. Temos que comemorar. É a volta do futebol americano — afirmou o presidente da Federação de Futebol Americano do Amazonas (Fefaam) e cornerback dos Cavaliers, Carlos Vale.

Segundo a Faar, o amistoso contou com 100% dos jogadores vacinados contra a SARS-CoV-2 – o vírus que causa a COVID-19 – e sem a presença de público. O evento ocorreu seguindo as medidas estabelecidas pela Portaria nº 109/2021, que define protocolos de biossegurança no combate à Covid-19 para retomada das competições, treinamentos e práticas esportivas no estado.

O calendário para o resto do ano

Ainda em 2021, o Manaus Futebol Americano tem mais dois compromissos. Ambos amigáveis em digressão. O próximo duelo será diante do Galo Futebol Americano, pré-agendado para o dia 30 de outubro, em Minas Gerais. Enquanto o segundo será contra o Timbó Rex, no dia 30 de novembro, em Timbó.

Assista o jogo entre Manaus vs Cavaliers na íntegra

Sobre o autor

Henrique Riffel

Jornalista e editor-chefe do Futebol Americano Brasil. Pós-graduado em Jornalismo Digital pela Famecos/PUCRS. Ex-colaborador do Pro Football e American Football International. Antigo produtor multimídia do Locast Project do MIT/EUA
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias, no Instagram em @futebolamericanobrasil_ e curta-nos no Facebook.

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

One thought on “No retorno do futebol americano no Brasil, o Manaus Futebol Americano aplica um shutout no Manaus Cavaliers

  1. cara acabei de acha essa pagina e gostei muito sou jogador do Lobos FA aqui de Manaus, se você também pode divulgar conteúdos do Lobos FA seria muito topp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *