O que prevê o regulamento do campeonato gaúcho no caso entre Bento Gonçalves Snakes e Porto Alegre Pumpkins

O episódio recente entre Bento Gonçalves Snakes e Porto Alegre Pumpkins, com o a suspensão da partida por falta de luz natural e artificial no estádio da Montanha, em Bento Gonçalves, a direção da equipe da Capital argumenta à aplicação do regulamento para garantir a evolução no esporte, enquanto que o elenco da Serra se posiciona pelo encerramento com o placar parcial de 44 a 26 – e consequentemente, a vitória. A final de contas, o que prevê o regulamento do campeonato gaúcho?

Confira a classificação do campeonato gaúcho



O ponto determinante é que, indiferente do placar parcial, o duelo se encontrava perto do final do terceiro quarto. Vale ressaltar que esta não é a primeira vez em solo gaúcho que uma partida é interrompida por falta de luz. Pela temporada 2016 do campeonato gaúcho, o Ijuí Drones ganhava do Venâncio Aires Bulldogs por 85 a 0, quando o encontro entrou no último quarto. Assim como no mesmo ano, mas pela Copa Sul, o Ijuí Drones vencia o Porto Alegre Bulls por 20 a 13, quando a arbitragem encerrou o jogo no início do último período. Pelo regulamento da competições organizadas pela Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA) e Federação Catarinense de Futebol Americano (FCFA), em 2016, transcorridos ¾ do confronto, a arbitragem poderia encerrar com o score vigente. O que de fato ocorreu nos dois casos.

Entenda o artigo 61 do campeonato gaúcho

Em casos de interrupção de jogos por motivos fortuitos fica definido que o jogo é suspenso e que:

a) em caso de transcorrido menos de 3/4 (três quartos) do jogo, ele é suspenso e o restante da partida remarcada para uma nova data;

b) se neste caso o placar apontar uma diferença igual ou superior a 30 pontos, os dois times diretamente envolvidos, em conjunto com a Diretoria da FGFA podem decidir pelo encerramento do jogo;

c) em caso de transcorrido mais de 3/4 (três quartos) do jogo, ele é dado por encerrado;

O que diz o regulamento para receber uma partida

O campo de jogo deve possuir iluminação que permita a continuação do jogo após o termino da luz natural.

  • Em caso de indisposição da iluminação, a partida deverá ter seu horário de início programado para pelo menos 5 horas antes do horário do pôr do sol.
  • Em caso de disposição de iluminação, ela deve ser acionada para a continuação da partida caso haja necessidade.

O que os Pumpkins argumentam

— Queremos a aplicação do regulamento para garantir que tenhamos uma evolução no esporte. Até o posicionamento da FGFA, transcorremos os fatos do nosso entendimentos — disse o manager dos Pumpkins, Thiago Maha.

A direção dos Snakes ainda não se posicionou sobre o caso em seus perfis nas redes sociais.

O ponto chave do episódio é que o jogo entre Snakes e Pumpkins se aproximava do final do terceiro quarto. Diferente do caso entre Drones e Bulls. Na sua opinião, quem está certo? Confira abaixo o regulamento na íntegra.

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias e curta-nos no Facebook.

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias e curta-nos no Facebook.

COMMENTS

Leave a Comment