Portuscale Dragons vence Porto Mutts no derby da Invicta que decidiu a nona edição da Liga Portuguesa

Umaru ergue o troféu do título invicto do Portuscale Dragons na temporada 2017/2018 da LPFA. Foto Margarida Cautela

“Clássico é clássico e vice-versa”, já diria o ponta de lança Mário Jardel, ídolo na Invicta com a camisola do Porto. A nona edição da Liga Portuguesa de Futebol Americano (LPFA) garantiu o primeiro título do Norte no derby entre Portuscale Dragons e Porto Mutts. O encontro renhido no relvado do estádio Manuel Marques, em Torres Vedras, no domingo (29), terminou com um final feliz para o elenco laranja, que bateu os rafeiros pelo renhido placar de 6 a 0.

Saiba como foi a temporada 2017/2018 da Liga Portuguesa

A chuva na Região do Centro dificultou o desenvolvimento técnico de ambas as equipes. A falta de produção no avanço de território das duas unidades de ataque facilitaram a contenção das defesas.

No primeiro quarto, os Dragons até conseguiram visitar a redzone dos Mutts, mas o drive terminou sem sucesso em capitalizar a posse.

No início do segundo período, Portuscale bateu na porta da meta dos rafeiros. Um holding minou a campanha do time, que teve de ir para um complicado arremate de 38yd, em um field goal executado pelo placekicker romeno #42 Paul Fericean. Os Mutts bloquearam a tentativa e mantiveram a igualdade no placar.

Os Mutts tentaram responder a altura. O time entrou na redzone pela primeira vezs na partida. Chegou a ficar em uma situação de primeira para o gol na linha de 5yd. Porém, a defesa dos Dragons forçou um fumble e o turnover. O ímpeto dos vira-latas seguiu até próximo do intervalo, quando a unidade de ataque foi barrada na linha de 1yd da goal line. 0-0.

Após o halftime break, a sucessão de erros dos ataques seguiu. Fumbles e passes incompletos determinaram para que o zero não saísse da conta de Mutts e Dragons. Restou aos punters realizar o trabalho sujo de deixar o rival o mais distante possível de sua própria meta.

Com o relógio a bater no último período, os rafeiros voltaram a se aproximar da goal line dos dragões. Entretanto, o drive encerrou com um forced fumble em um field goal de 30yd arrematado pelo kicker #83 Helio Reis. Na sequência, o signal caller americano #9 Awal Umaru aproveitou que a chuva tinha dado uma trégua e conectou o wideout #11 Bruno Pintão em uma big play de 40yd para touchdown. Fericean desperdiçou o PAT.

Mesmo com cerca de três minutos para o fim da partida, os Mutts não conseguiram esboçar uma reação para empatar ou até mesmo virar o duelo. Final 6-0.

Depois de ter batido na trave na temporada 2016/2017, ainda sob a alcunha de Maia Renegades, o time agora se junta a lista de campeões ao lado de Lisboa Devils e Lisboa Navigators, além de chegar a conquista de forma invicta, assim como os rivais da Capital.

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias e curta-nos no Facebook.

Leave a Comment