Santa Maria Soldiers derrota Porto Alegre Gorillas, conquista o Gaúcho Bowl X e se torna pentacampeão

Defesa do Santa Maria Soldiers encerrou a temporada 2018 do campeonato gaúcho invicta. Imagem ContraCena/Reprodução

Um novo recorde foi batido no Rio Grande do Sul. Depois de se igualar em número de títulos como Porto Alegre Pumpkins, o Santa Maria Soldiers se tornou o maior vencedor do campeonato gaúcho após bater o Porto Alegre Gorillas, no Gaúcho Bowl X, pelo placar de 28 a 0. O evento foi realizado na tarde deste domingo (1º), no estádio Presidente Vargas, em Santa Maria. Os Soldiers, além do pentacampeonato, também é o programa de futebol com mais aparições na decisão estadual com seis.

Saiba como foi a temporada 2018 do campeonato gaúcho

Com um roster mais equilibrado, experiente e mais habilidoso, os Soldiers abriram a contagem logo no primeiro drive. A defesa forçou um fumble no wide receiver #87 Pedro Boni. A posse foi recuperada pelo safety #31 Maurício Faé, que retornou para touchdown. O placekicker #8 Fabrício Santana conferiu o PAT.

Na sequência, os mandantes trataram de ampliar a vantagem na primeira campanha liderada pelo signal caller #15 Douglas Rodrigues. O quarterback liderou a unidade até a redzone. O jogador conectou o slot receiver #17 Fabiano Costa em um passe de 11yd para touchdown. Santana novamente acertou o extra point.

No segundo quarto, mesmo sem produzir ofensivamente, os Gorillas conseguiram equilibrar o duelo. Se o ataque comandado pelo quarterback #7 Antonio Freire teve dificuldades de avançar, por outro lado, a defesa deixou de sofrer pontos. O primeiro tempo encerrou com vantagem de duas posses de bola para os donos da casa. 14-0.

Na etapa complementar, as defesas de Soldiers e Gorillas voltaram a travar um embate de trincheiras. As duas unidades dificultaram as play calls terrestres e aéreos. Os punters #2 Nícolas Boni e Santana ganharam destaque por executar bons chutes para afastar os ataques de suas metas.

Com o andamento do último período, os porto-alegrenses partiram para o all-in. Porém, de nada adiantou, uma vez que a única defesa do campeonato estava disposta a sair zerada da competição, algo que jamais havia ocorrido até então. Freire acabou como vítima de um turnover on downs, numa quarta descida para três.

Novamente com a posse, Rodrigues aproveitou a desmoralização do rival sem conseguir o first down e levou o time até a redzone. O golpe de misericórdia para estabelecer o triunfo veio num lançamento de 14yd de Rodrigues para o wideout #7 Douglas Elesbão para touchdown. Pouco depois, o time ainda achou tempo para anotar o derradeiro touchdown em uma corrida de 4yd do fullback #30 Márlon Limana. Santana finalizou o certame com 100% de aproveitamento com 16 PATs conferidos. Final 21-0.

Agora, os times voltam as suas atenções às disputas dos campeonatos brasileiros. O Santa Maria Soldiers estreia no Brasil Futebol Americano (BFA) no dia 21 de julho, contra o São José Istepôs, em Santa Maria. Enquanto o Porto Alegre Gorillas joga no dia 8 de julho, contra o Curitiba Lions, em Curitiba.

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias e curta-nos no Facebook.

Leave a Comment