Santana acerta winning kick que garante a ida do Santa Maria Soldiers aos playoffs do BFA

O Santa Maria Soldiers em formação para o FG de Santana. Imagem F TV/Reprodução

Mais um feito épico marcado pelo Santa Maria Soldiers. Depois de passar pelo Coritiba Crocodiles, o exército gaúcho bateu o Paraná HP, em Curitiba, pelo placar de três a zero e carimbou a ida para os playoffs do Brasil Futebol Americano (BFA). O HP era outra equipe paranaense que estava invicta contra times do Rio Grande do Sul. Neste último domingo (20), no Complexo Brown Spiders, o kicker #8 Fabrício Santana acertou o winning kick que colocou os Soldiers na pós-temporada – algo que não acontecia deste 2012, quando o Porto Alegre Pumpkins avançou na elite nacional.

Confira a classificação do BFA



O relvado na capital paranaense não estava em condições perfeitas para o gridiron nem a apresentação de dos elencos de ponta do cenário brasileiro. Por demonstrar risco a saúde dos atletas, os árbitros decidiram que a duração da partida foste reduzida de 12 para dez minutos.

O confronto de trincheiras marcou basicamente todo o período das duas equipes em campo. Uma guerra entre os running backs #32 Guilherme Busanello e #24 Jeferson “Bauer” Lourenço foi travada.

Com a bola encharcada, um festival de fumbles se deu nos primeiros momentos do jogo. Turnovers e trocas de posse por punt determinaram que o primeiro tempo não saísse do zero. 0-0.

Na volta do intervalo, o HP visitou a redzone gaúcha. A chance de abrir a contagem parecia inevitável. Entretanto, a defesa dos Soldiers impediu a campanha liderada pelo quarterback americano #8 Elijah Freeman de entrar na endzone. Restou ao kicker #9 Lucas Copi a missão de conferir um fielg gold de 36yd, que foi arrematado para fora.

No decorrer do último quarto, os punts dominaram praticamente todo o quarto. Se na arrancada da temporada de 2012, quando os Pumpkins sucumbiram diante do Curitiba Predadores* por três a zero, a história se inverteu. No derradeiro minuto, o quarterback #15 Douglas Rodrigues levou o time a field goal range. Santana conferiu o FG de 33yd para garantir a vitória dos visitantes. Final 0-3.

– Nesse momento é só alegria e emoção. Ter a melhor campanha do BFA é ver todo o resultado dos nossos jogadores e comissão técnica. É ter a certeza de colocar Santa Maria no mapa do futebol americano – comemorou o presidente dos Soldiers, Diogo Hartz.

O resultado mantém o Santa Maria Soldiers na liderança da Conferência Sul com campanha invicta de 4-0. O próximo compromisso dos soldados será no dia 2 de setembro, quando recebe o atual bicampeão brasileiro Timbó Rex (3-0), em Santa Maria. A façanha conquista em solo paranaense garante a ida inédita dos Soldiers aos playoffs da elite do campeonato brasileiro.

Enquanto que o Paraná HP cai para a quinta colocação com campanha 1-2 e fora da zona de classificação aos playoffs. O time verde-limão volta a campo também no dia 2, quando recebe o São José Istepôs (2-1)

*O Curitiba Predadores se fundiu com o Curitiba Hurricanes para formar o Paraná HP.

Ouça a entrevista pós-jogo de Fabrício Santana

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias e curta-nos no Facebook.

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias e curta-nos no Facebook.

Leave a Comment