Santana Red Bulls sobe mais um degrau ao derrotar os Bulls Potiguares e conquistar a Copa Nordeste

Em 2018, o Santana Red Bulls ficou com o vice após perder para o Fortaleza Tritões. Em 2019, chegou ao topo da Copa Nordeste. Foto Renato Lima/Divulgação/Futebol Americano Brasil

Na noite do último sábado (10), o Santana Red Bulls derrotou o Bulls Potiguares por 25 a 14 e sagrou-se como o campeão da Copa Nordeste de Futebol Americano de 2019. É a primeira vez na história que um time baiano conquista um título regional na modalidade. O evento foi realizado no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana.

Saiba como foi a temporada 2019 da Copa Nordeste

Apesar do tempo frio na região, cerca de 1300 pessoas compareceram ao estádio para torcer pelo time da casa. O ingresso valeu a pena: a torcida presenciou uma partida bastante equilibrada e cheia de emoção até o fim, com grandes jogadas e viradas de placar para ambos os lados.

O Santana Red Bulls começou o jogo com a intensidade lá em cima. Na primeira campanha de seu ataque, os feirenses conseguiram um touchdown: da linha de 3 jardas, o linebacker Yann Amarante, atuando como fullback, correu até a endzone. O kicker Iure França converteu o ponto extra.

Essa intensidade não se resumiu ao ataque dos Touros Vermelhos. Na primeira campanha ofensiva dos Bulls Potiguares, a linha defensiva dos Red Bulls forçou um safety para colocar mais dois pontos no placar. Já na campanha seguinte, o ataque feirense chegou até a redzone, mas, ao não conseguir cruzar a última linha, optou por um field goal convertido por Iure França.

No segundo quarto de partida, os Bulls começaram uma reação. Após boa campanha de seu ataque, o quarterback Guiatan Félix correu pelo meio da linha ofensiva para anotar seis pontos para o time visitante. O chute extra, porém, foi bloqueado pelos Red Bulls. 12 a 6 no placar e fim de segundo quarto.

No retorno para o terceiro quarto, o time potiguar voltou mais ligado. Após uma longa campanha ofensiva, Guiatan Félix entrou novamente na endzone para empatar o jogo. E aí veio a primeira virada: na pontuação extra, Félix conectou passe para o receiver Gabriel Seabra, anotando mais dois pontos e deixando o placar em 14 a 12 para os visitantes.

A reação do Santana Red Bulls não demorou. Ainda no terceiro quarto, o running back Welington Conceição correu 15 jardas para colocar os mandantes novamente na liderança. Iure França converteu o chute extra, fechando 19 a 14.

O último quarto foi um verdadeiro teste para cardíaco. Ambos os ataques não conseguiam superar as defesas adversárias, que forçaram vários turnovers. Foi em um deles que a partida teve o seu fim: com 5 segundos no cronômetro, o receiver do Santana Red Bulls, Robison Estrela, atuando como safety, interceptou o quarterback potiguar para retornar a bola até a endzone e decretar o placar final: 25 a 14 e Santana Red Bulls campeão.

O título da Copa Nordeste de Futebol Americano garantiu ao Santana Red Bulls uma vaga na Conferência Nordeste da temporada 2020 do Brasil Futebol Americano 2 (BFA 2). Com isso, a Bahia agora possui dois representantes no certame nacional, visto que a Cavalaria 2 de Julho, de Salvador, disputa a primeira elite.

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias e curta-nos no Facebook.

Leave a Comment