Sem estadual no primeiro semestre, Cuiabá Arsenal terá pré-temporada estendida para jogar o BFA

Mota e Kudyba (dir) lideram os treinamentos do Cuiabá Arsenal em 2019. Foto Junior Martins/Arsenal/Futebol Americano Brasil

Com data de estreia no Brasil Futebol Americano (BFA) marcada para ocorrer no fim do mês de junho, o Cuiabá Arsenal terá quatro meses para desenvolver o elenco de jogadores nas três fases do jogo: ataque, defesa e especialistas.

Saiba como foi a temporada 2018 do BFA

O primeiro desses quatro meses de treino, no mês de março, que se fará a iniciação esportiva ao futebol americano e a equalização dos diferentes perfis, dos veteranos com novatos e das desiguais condições de preparo físico.

— Atualmente temos três treinos coletivos por semana, mas isso pode ser dilatado para quatro quando se aproximarem as datas dos jogos. Precisaremos aprontá-los fisicamente, culturalmente e psicologicamente. Precisarão ter seus corpos prontos para o futebol americano, conhecer a cultura do esporte, nisso incluímos técnicas e táticas, e ter as mentes fortificadas. Não será fácil, mas começaremos devagar e depois intensificaremos — explicou o signal caller e head coach do Arsenal, o americano Thomas Kudyba.

O Cuiabá Arsenal tem 145 atletas sendo desenvolvidos para compor o elenco que disputará as competições full pads deste ano e parte deles são iniciantes que entraram para a equipe no tryout, realizado no fim de janeiro. Segundo o educador físico e capitão, Igor Mota, na primeira fase de treinos é dada a iniciação esportiva para a modalidade, na qual são mostrados todos os fundamentos, tanto noções de jogo quanto comportamental para se ter êxito.

— A iniciação esportiva serve para todos os jogadores, veteranos e novatos. Eles treinam juntos com o objetivo de ganhar preparo físico e adaptar se a nova rotina de atividade física. Quem chega com histórico esportivo leva menos tempo à adaptação neuromuscular, que é fazer o corpo entender e executar aquilo que a mente pede, e quem chega sem histórico ou sedentário levará um pouco mais de tempo, mas todos são beneficiados e aprontados para essa rotina — disse Mota.

O calendário da fase regular

O Cuiabá Arsenal terá seis partidas na temporada regular, onde enfrentará três equipes de Mato Grosso em partidas de ida e de volta. Terá o confronto de estreia contra o Sorriso Hornets, no final de junho, em Sorriso; em seguida pegará o Rondonópolis Hawks, em meio de julho, em Cuiabá; depois o Sinop Coyotes, em início de agosto, em Sinop. Repete os Coyotes, em final de agosto, em Cuiabá, pega os Hawks, em setembro, em Rondonópolis, e fecha com os Hornets, em outubro, em Cuiabá.

Cabe ressaltar que para diminuição de custos operacionais e logísticos, os confrontos durante a fase regular do certame nacional também valerão para o Campeonato Mato-grossense de Futebol Americano de 2019.

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias e curta-nos no Facebook.

Leave a Comment