January 18, 2022
Trigueiro jogará pelo Fundidores Monterrey e é o primeiro português a jogar na LFA. Foto Arquivo pessoal/Futebol Americano Brasil

Trigueiros é anunciado pelos Fundidores Monterrey da LFA no México

Tempo aproximado de leitura:2 minutos, 46 segundos

Trigueiros foi contratado pelos Fundidores Monterrey e é o primeiro português a jogar na LFA. Foto Arquivo pessoal/Futebol Americano Brasil

O histórico do futebol americano em Portugal ainda é recente e engatinha em sua organização como um todo. Mesmo em pouco mais de dez anos de formação do desporto, alguns jogadores lusos conseguiram destaque fora do País, onde puderam se tornar atletas profissionais e poder oferecer um ordinário extra em suas rendas. Entre estes poucos nomes aparece o de Artur Pinheiro Trigueiros. Nesta seta-feira (24), véspera de Natal, o defensive tackle foi anunciado pela equipa dos Fundidores Monterrey, que disputa a Liga de Football Americano Profesisonal (LFA), no México.

Saiba como foi a temporada 2021 do Torneio Fundadores

Trigueiros é natural da Espanha, tem 28 anos, 1.90m e 130kg. Começou no desporto em 2011, em Madrid pelos Las Rozas Black Demons. Em 2016, recebeu propostas para atuar pelo Lohja Lions, da Äijäliiga – espécie de quarta divisão da Suomen Amerikkalaisen Jalkapallon Liitto (SAJL). Nos Lions ficou até 2017. No ano seguinte, ingressou no programa do Kotka Eagles, que atualmente setá na Vaahteraliiga – a divisão de elite da SAJL. De 2019 a 2020, atuou pelo Koupio Steelers, também da Vaahteraliiga. Pelos Steelers foi campeão da época 2020.

Em 2021, retornou à Espanha, quando vestiu a camisola do Osos Rivas, da divisão de elite da Liga Nacional de Fútbol Americano (LNFA). Conseguiu o primeiro contrato em uma franquia profissional no mesmo ano, quando assinou pelo Barcelona Dragons, da European League of Football (ELF).

Entretanto, mesmo com cidadania portuguesa por jus sanguinis, sua ligação com Portugal é diminuta.

— Nunca tive conexão com Portugal em termos de futebol. Quando eles estavam a fazer equipa nacional, tentei ligar para eles, mas o trato não foi bom de sua parte — explicou Trigueiros.

O training camp da selecção portuguesa de outubro de 2016 foi liderado pelo head coach espanhol Sebastián Serrano, que comandou os Osos Rivas.

Mesmo sem jogar por uma equipa portuguesa, Trigueiros conseguiu construir uma carreira na Europa, antes de ser anunciado pelos Fundidores. Em passagens pela Finlândia e Espanha, os rendimentos do jogador ficavam entre €450 e €1000 por mês.

Por outro lado, no México, receberá o seu melhor contrato, onde terá rendimentos entre USD$ 300 a USD$ 500 por jogo, além das cláusulas de bônus, moradia, alimentação e deslocamento. Por ser atleta estrangeiro, está elegível no nível 1 de salários da LFA. A chegada em Monterrey está prevista para fevereiro de 2022. O primeiro compromisso dos Fundidores está agendado para o dia 12 de março, quando enfrentará os Dinos Saltillo. Caso consiga ajudar a equipa chegar no inédito Tazón México, em 15 de maio, jogará entre oito e nove partidas.

Assim que encerrar a temporada no México, retorna a Finlândia, onde possui uma empresa voltada a comercialização de suplementos alimentares.

A pesar da pouca ligação com Portugal, Trigueiros pode ser uma referência a miúdos que sonham em se profissionalizar no desporto. Para tal, já deixa o incentivo a prospectos de programas lusos.

— O futebol americano é um desporto muito exigente tanto mental como fisicamente. Se conseguires ganhar a batalha interior contigo mesmo, as possibilidades são infinitas. Ginásio tem que ser a tua segunda casa e o Hudl a tu primeira opção todos os dias, mas só se quiseres chegar a teu máximo nivel — avisou.

Sobre o autor

Henrique Riffel

Jornalista e editor-chefe do Futebol Americano Brasil. Pós-graduado em Jornalismo Digital pela Famecos/PUCRS. Ex-colaborador do Pro Football e American Football International. Antigo produtor multimídia do Locast Project do MIT/EUA
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias, no Instagram em @futebolamericanobrasil_ e curta-nos no Facebook.

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *