Vem aí a primeira edição da Copa Norte

Na noite do dia 20 de março foi lançada oficialmente a Copa Norte. O torneio aproveita o ganho de espaço e conquista um grande público na região. A competição terá o apoio da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA). A realização da primeira edição será no segundo semestre e contará com equipes de três estados: Pará, Amazonas Roraima. Além de um time do Maranhão, que pela logística de viagens, foram adicionados ao torneio regional.

Saiba como foi a temporada 2016 da Liga Nacional



O projeto surgiu após a divulgação da tabela dos times participantes na Liga Nacional, em que não constavam as equipes da Região Norte. Então, as federações do estado do Amazonas e Pará, apresentaram o planejamento para a realização da primeira Copa Norte.

— Para a nossa região será muito bom, estamos trabalhando para que o esporte possa se desenvolver. Esse é apenas um ponta pé inicial para que outras federações e times possam se juntar a esse projeto no ano que vem — declarou Hugo Magalhães, presidente da Federação Paraense de Futebol Americano.

Os melhores colocados da Copa Norte, não estarão classificados para a participação na Liga Nacional de 2017. Como se trata de uma organização local, a competição é classificada como independente. Porém, a viabilidade de vincular e transformar o torneio regional em uma das conferências da Liga Nacional em 2018 é estudada pela CBFA.

— O norte ainda precisa que algumas coisas fiquem mais concretas, inclusive é uma ideia da CBFA. Só que a gente sabe que ainda existe trabalho a se fazer para que possamos mostrar a força dos times do Norte. Esse modelo inicial foi a forma que encontramos para desenvolver o esporte já pensando na Liga Nacional — completou Magalhães.

As federações dos estados participantes, contam com 17 equipes federadas e utilizarão diferentes modelos de disputa em suas competições estaduais para que as vagas sejam preenchidas até o segundo semestre.

O torneio inicia no dia 12 de agosto. As finais de conferência no dia 10 de setembro. A final no dia 3 de dezembro com mando de campo a ser definido pelos organizadores.

Confira as conferências da Copa Norte

Conferência Oeste

Manaus Broncos
Manaus Cavaliers
Boa Vista Nordics
Boa Vista Falcons

Conferência Leste

Mac Tupinambás
Campeão do campeonato paraense
Vice-campeão do campeonato paraense
Terceiro colocado do campeonato paraense

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias e curta-nos no Facebook.

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias, no Instagram em @futebolamericanobrasil_ e curta-nos no Facebook.

Leave a Comment