October 27, 2021
O Futebol Americano Brasil acompanhará a temporada 2020 da X League. Foto X League/Divulgação/Futebol Americano Brasil

X League terá temporada 2020 com formato de disputa diferente

Tempo aproximado de leitura:2 minutos, 46 segundos

O Futebol Americano Brasil acompanhará a temporada 2020 da X League. Foto X League/Divulgação/Futebol Americano Brasil

O órgão máximo do futebol americano no Japão National Football Association (NFA) havia realizado uma reunião extraordinária do Conselho no final de julho deste ano para deliberar sobre a decisão do retorno oficial dos jogos da temporada 2020 da X League em outubro. Programado para iniciar no dia 24 de outubro, a elite do País será realizada num período reduzido para jogos e um formato de disputa diferente.

Confira a nota da NFA sobre a execução da temporada 2020 da X League (está em japonês)*
Veja o calendário de jogos da X League

Normalmente iniciado em agosto, mas devido a pandemia de SARS-CoV-2 (o vírus que causa a COVID-19), o anúncio de suspensão temporária da liga foi feito em maio. Após reunião do Conselho da NFA em julho, a normalização e retomada gradual da rotina no Japão mostrou que a programação de 24 de outubro será mantida. Muitas equipes já voltaram com seus treinos desde agosto. No entanto, a NFA está ciente de que o cenário pode mudar significativamente a qualquer momento e caso a situação agrave, é bem possível que medidas imediatas sejam tomadas pelo órgão.

“Em um ano normal os clubes iniciariam suas atividades para formar as bases por volta de fevereiro a março, mas muitos não conseguiram atingir este estágio. A pandemia do novo coronavírus também impediu as equipes de recrutar novos jogadores. A NFA decidiu que a X League irá com o plano B, que é atrasar o início e diminuir a temporada, com o intuito de ajudar os times a se preparar melhor para a competição”, publicou a NFA em nota.

A X League é formada por três divisões, a X1 (divisão de elite sendo a X1 Super com oito times e a divisão de acesso X1 Area com 12 times), X2 (divisão de acesso para X1 Area com 19 times) e a X3 (acesso regional para X2 com 16 times). A maior mudança foi que não haverá o formato todos contra todos.

A X1 Super está dividida em dois grupos A e B, onde todos se enfrentam em turno único totalizando três partidas na primeira etapa. Os dois primeiros colocados avançam ao Japan X Bowl.

O Grupo A é formado por Fujitsu Frontiers (富士通フロンティアーズ), Elecom Kobe Finies (エレコム神戸ファイニーズ), IBM Big Blue (IBMビッグブルー) e Nojima Sagamihara Rise (相模原ライズ). Já o Grupo B é composto por Obic Seagulls (オービックシーガルズ), Panasonic Impulse (パナソニック インパルス), Tokyo Gas Creators (東京ガスクリエイターズ) e All Mitsubishi Lions (オール三菱ライオンズ).

As demais divisões da X League

Já na X1 Area, 12 equipes entram diretamente em formato de playoffs para definir o vencedor da edição. Os programas foram separados em East e West. Jogam no leste Asahi Beer Silver Star (アサヒビールシルバースター), Keishichou Eagles (警視庁イーグルス), Fuji Xerox Minerva AFC (富士ゼロックスミネルヴァAFC), Meijiyasuda PentaOcean Pirates (明治安田PentaOceanパイレーツ), Dentsu Caterpillars (電通クラブキャタピラーズ), Tokyo Bullseyes (ブルザイズ東京), Asaka Bulls (フットボールクラブ) e Lixil Deers (リクシルディアーズ), no oeste estão Asahi Soft Drinks Challengers (アサヒ飲料チャレンジャーズ), Nagoya Cyclones (名古屋サイクロンズ), Me-Life Fukuoka Suns (みらいふ福岡SUNS) e Osaka As One Black Eagles (アズワンブラックイーグルス).

X2 e X3 seguirão o mesmo molde da X1 Area. O Conselho definiu também que nessa temporada não haverá o sobe e desce entre as divisões.

*Usuários do navegador Google Chrome têm a opção de traduzir a página.

Sobre o autor

Tiago Munden

Arquiteto urbanista. Produtor de conteúdo no Futebol Americano Brasil. Graduado pela UniNorte. Analista comercial na Nippon Steel América do Sul. Diretor de comunicação da Federação Mineira de Futebol Americano. Co-fundador do Touchdown Mineiro. Membro voluntário do Mapa do FABR e FABR Network
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias, no Instagram em @futebolamericanobrasil_ e curta-nos no Facebook.

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *