November 27, 2021
Encontro entre Erechim Coroados e Igrejinha Bears marcou o primeiro evento de futebol americano em 2021 no Rio Grande do Sul. Foto Fábio de Bortolli/Futebol Americano Brasil

Erechim Coroados e Igrejinha Bears tiram a poeira dos equipamentos em jogo treino

Tempo aproximado de leitura:2 minutos, 51 segundos

Encontro entre Erechim Coroados e Igrejinha Bears marcou o primeiro evento de futebol americano em 2021 no Rio Grande do Sul. Foto Fábio de Bortolli/Futebol Americano Brasil

Após dois anos sem competições, equipes emergentes do Rio Grande do Sul protagonizaram jogo treino no último sábado (9), no Campo Maria Clara, em Erechim. O Igrejinha Bears, recente equipe da cidade de Igrejinha, no Rio Grande do Sul, visitou o Erechim Coroados para a realização de um jogo treino vencido pelos mandantes pelo placar de 12 a 0. O confronto marcou o primeiro da história entre as duas equipes e a terceira experiência de scrimmage dos Bears em sua história – as outras duas foram contra  Venâncio Aires Bulldogs, no início de 2020, antes da pandemia da SARS-CoV-2 – o vírus que causa a COVID-19 – e diante do Gravataí Spartans, no final de 2019.

Saiba como seria o chaveamento do campeonato gaúcho e 2020

O jogo foi marcado pelas defesas. O Erechim Coroados forçou quatro interceptações, todas com o defensive back Eduardo Correia e um sack. Já os Ursos de Igrejinha forçaram cinco sacks na partida que foi dividida em quatro tempos de 15 minutos, mas, sem situações de special teams. As pontuações dos Coroados vieram em jogadas de passe. Primeiro na conexão do quarterback Suyan Pagliari para o wide receiver Henrique Silva, e, depois, com a conexão da família Mainardi – que imperava no Tapejara Dragons – com o passe de Joziel para Josias Mainardi.

Para o presidente do Erechim Coroados, Raian Pereira, foi uma experiência importante com o Igrejinha Bears.

— É um time parecido com o nosso, com uma mescla de jogadores novos e com experiência. Independente de números e resultados, o principal retorno desse evento foi a parceria e experiência que ambas equipes conseguiram proporcionar para os atletas novos — comentou Pereira, que atuou como wide receiver e defensive back.

O próximo compromisso dos Bears deve ser diante de sua torcida, em novembro, em um jogo treino contra o Canoas Jaguars, em Igrejinha. Já os Coroados estão programando um enfrentamento diante dos São Miguel Indians, em 14 de novembro.

Estrutura pós pandemia

Sem jogos há dois anos, muitos times estão sofrendo com a perda de jogadores, que se desinteressaram pelo esporte que ainda é de cunho amador no Brasil. Ibrahim Mansur assumiu o posto de head coach e coordenador ofensivo dos Coroados. Junto dele, Will Fantin assumiu como coordenador defensivo. Nos Bears, o destaque fica para o elenco com 38 players, muitos jogadores inexperientes, mas com jogadores com mais rodagem pelo estado, como é o caso de Rafael Rodrigues, quarterback com passagens por Restinga Redskulls, Juventude, Venâncio Aires Bulldogs, Porto Alegre PumkinsArmada Futebol Americano e Gravataí Spartans, Bruno Dreger, linebacker com passagem, por Esteio Buriers, São Leopoldo Mustangs e Armada, e Danrlei Alves, linebacker com passagens pelo Porto Alegre Pumpkins e Armada.

Os Bears foram fundados em fevereiro de 2019, entretanto, no início de 2020 se fez necessário encerrar suas atividades por função da pandemia. A equipe foi criada pelo casal Daniela Lourenço e Elemar Ramos. Daniela (vice-presidente) é familiarizada com o município e com a comunidade e Elemar (presidente) é ex-jogador de outras equipes. Atualmente, é administrada por uma direção composta por oito membros, destes, três mulheres que são a linha de frente da diretoria: Daniela Lourenço, Franciele Koch Susane Mueller. Compõe a direção, ainda, Elemar Ramos, Eduardo Weber, Fábio Batista, Júlio César e Huelton Aguiar.

Sobre o autor

Leonardo Oberherr

Repórter e narrador. Graduando em Jornalismo pela Unisinos. Fundador do Portal Obertime
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias, no Instagram em @futebolamericanobrasil_ e curta-nos no Facebook.

Average Rating

5 Star
 
0%
4 Star
 
0%
3 Star
 
0%
2 Star
 
0%
1 Star
 
0%

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *