November 27, 2021
Os Cascais Crusaders assumem a ponta da Conferência Sul. Foto André Amorim/Divulgação/Futebol Americano Brasil

Em duelo de viradas, os Cascais Crusaders seguem invictos contra os Lisboa Navigators

Tempo aproximado de leitura:3 minutos, 9 segundos

Os Cascais Crusaders assumem a ponta da Conferência Sul. Foto André Amorim/Divulgação/Futebol Americano Brasil

Na tarde do domingo (6), os Cascais Crusaders seguiram com a hegemonia diante do rival metropolitano Lisboa Navigators ao vencer o derby mais antigo da Liga Portuguesa de Futebol Americano (LPFA) por 21 a 7. O evento marcado por duas viradas de placard, ocorreu no Campo das Fontaínhas, em Cascais, durante a semana 2 do campeonato luso.

Confira a tabela de classificação da Liga Portuguesa

Logo no arranque do duelo, os Crusaders visitaram a redzone dos Navs, porém, a defesa lisboeta tratou de montar um paredão para impedir a progressão do signal caller #8 Matias Manuel. A campanha dos mandantes foi terminada com turnover on downs.

No segundo quarto, o encontro seguiu renhido. Ambos os ataques pouco produziram no relvado, tanto que o marcador não foi alterado. As distinções acabaram por ser os desempenhos entre os punters das duas equipas, que procuraram deixar o adversário o mais longe da sua própria endzone. 0-0

Na volta do intervalo, os Crusaders conseguiram tirar o zero da conta. Manuel executou um trap run curto com o halfback brasileiro #25 Uydinely Oliveira, que aproveitou o gap aberto para entrar na endzone ileso. O PAT do placekicker #81 Duarte Moreira chegou a ser bloqueado, a bola ainda sobrou para o kicker, que tentou avançar para marcar no try, mas sem sucesso.

A resposta de Lisboa foi rápida. Na campanha seguinte, os Navigators se posicionaram na redzone de Cascais. O quarterback #7 Diogo Mota conectou o split end #37 Simão Monteiro, que conseguiu a separação do cornerback #23 Felipe Carreira na fade route para anotar o touchdown. O kicker #85 João Caldas conferiu o extra point para virar o jogo.

O que parecia uma vitória improvável dos visitantes foi por água a baixo. A reação dos Cascais Crusaders partiu no último quarto. Assim como no primeiro touchdown, a unidade de ataque tentou uma trap run, só que a defesa dos Navigators realizou o gap contain, que teve de ser corrigido pelo running back #80 Vitor Moreira. O ball carrier fez o speed cut para fora da linha e percorreu 3yd para ultrapassar a goal line. Manuel ainda conectou o receiver #11 Duarte Cruz, que posicionado como inline tight end, atacou a flat zone desprotegida para ampliar com o try.

O golpe foi sentido pelos Lisboa Navigators, que numa quarta descida e próximo do meio campo, sofreu um fumble. O turnover foi capitalizado pelos Crusaders em uma dive run de 4yd de Oliveira para touchdown. Moreira finalizou com o extra point. Final 21-7.

Mesmo com a derrota fora de casa, o coach da selecção portuguesa, André Amorim, fez elogios a apresentação da unidade de defesa de Lisboa. Destaque para o defensive back brasileiro #43 Sidney Mendes, que conquistou três das quatro interceptações contra Manuel.

— Em qualquer desporto, as vitórias morais valem o que valem, mas a defesa dos Navigators têm muito pelo que sorrir. Dominou a offensive line dos Crusaders, teve quatro interceptações no jogo e aguentaram quase até o final — comentou.

A vitória projeta os Cascais Crusaders no topo da Conferência Sul com campanha de 2-0. A equipa volta a campo no dia 20 de março, quando recebe os Algarve Sharks (0-1).

Já os Lisboa Navigators segue sem vencer os Crusaders. Já são quatro derrotas consecutivas. O último triunfo no derby foi no dia 24 de março de 2018, em Lisboa, quando derrotou por 19 a 14. O revés coloca os Navs na segunda posição do Sul com recorde de 1-1. O próximo compromisso será no dia 26 de março, no Clássico Alfacinha, contra os Benfica Devils (0-1), no Estádio Francisco Lázaro, na Capital.

Assista o jogo entre Crusaders vs Navigators na íntegra

Sobre o autor

Henrique Riffel

Jornalista e editor-chefe do Futebol Americano Brasil. Pós-graduado em Jornalismo Digital pela Famecos/PUCRS. Ex-colaborador do Pro Football e American Football International. Antigo produtor multimídia do Locast Project do MIT/EUA
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias, no Instagram em @futebolamericanobrasil_ e curta-nos no Facebook.

Average Rating

5 Star
 
0%
4 Star
 
0%
3 Star
 
0%
2 Star
 
0%
1 Star
 
0%

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *