January 18, 2022
Mattos foi um dos destaques do Galo Futebol Americano na final da MGFL. Foto Gilson Junio/Divulgação/Futebol Americano Brasil

Galo Futebol Americano conquista a MGFL com blowout diante do Cruzeiro Futebol Americano

Tempo aproximado de leitura:2 minutos, 50 segundos

Mattos foi um dos destaques do Galo Futebol Americano na final da MGFL. Foto Gilson Junio/Divulgação/Futebol Americano Brasil

Na tarde desta segunda-feira (15), o superclássico mineiro ganhou nova página com a disputa no futebol americano. Pela final da primeira edição da Minas Gerais Football League (MGFL), o Galo Futebol Americano não deu chances ao novo rival Cruzeiro Futebol Americano e venceu pelo blowout de 40 a 3. O evento foi realizado no gramado do Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte.

Saiba como foi a temporada 2019 do BFA

O Galo começou a todo vapor. A unidade de ataque precisou somente de três hikes para chegar a meta adversária. O primeiro foi um tackle for loss de 3yd. O segundo, uma big play de 67yd na conexão entre o signal caller mexicano #11 Yair Marquez para o flanker #85 Marcelo Mattos, que venceu a marcação do field corner e free safety para posicionar a equipe na redzone. No lance seguinte, Marquez distribuiu para o split end #7 Victor Vilaça na corner route para touchdown. O placekicker #6 Luiz Protasio completou com o PAT.

A resposta do Cruzeiro foi rápida. O quarterback americano #85 Talon Roggasch liderou o ataque da equipe alviceleste a visitar a redzone. Mas, a campanha terminou com um field goal de 29yd anotado pelo kicker #7 Charslton Charles.

Só que o Galo não deixou barato. Em nova big play, desta vez de 32yd, Marquez lançou Matto, na fly. O receiver realizou o catch dentro da endzone. Protasio arrematou para fora o extra point.

No segundo quarto, após sucessivos erros do Cruzeiro, Roggasch foi interceptado pelo outside linebacker #3 Ryan David, que retornou 14yd para pick six. Protasio acertou o extra point. E dentro do two minute warning, a dupla Marquez-Mattos voltou a vencer a batalha contra a secundária do Cruzeiro. Na oportunidade, o play action congelou o rival e Mattos conseguiu a separação na post route, para percorrer 72yd para touchdown. Protasio mandou a bola no meio do “H”. 27-3.

Após o halftime break, o Cruzeiro teve uma baixa no backfield com a lesão do halfack #15 Richard Monequi. O cenário fez alterar o sistema de jogo da Raposa, que promoveu a entrada do backup quarterback #19 Ágabo Serrano no lugar de Roggasch. Mais tarde, o pesadelo de jogadores machucados seguiu do lado azul de Belo Horizonte. Com o Galo perto da goal line, o defensive back cruzeirense #1 Victor Paiva sofreu uma concussão e teve de ser retirado da partida.

Neste mesmo drive, o running back #2 Marco Gheller penetrou o C gap no strong side para andar 1yd e marcar o touchdown. O special team desperdiçou o try de dois pontos com o holder #13 Kikito Teixeira.

Sem poder de reação, Roggasch teve de voltar ao comando do ataque do Cruzeiro. Entretanto, no andamento do último quarto, foi outro nome que brilhou. O second string #12 Miguel Mendonça substituiu Marquez para ganhar minutagem. O quarterback encontrou o wideout #9 Erick D’Paula em um passe de 39yd para touchdown. Protasio finalizou com o chute de bonificação. Final 40-3.

Mesmo com o título inédito, o Galo Futebol Americano ainda tem mais um compromisso antes do encerramento de 2021. O programa da Capital visita o Timbó Rex no dia 11 de dezembro.

Assista a decisão entre Galo vs Cruzeiro na íntegra

Sobre o autor

Henrique Riffel

Jornalista e editor-chefe do Futebol Americano Brasil. Pós-graduado em Jornalismo Digital pela Famecos/PUCRS. Ex-colaborador do Pro Football e American Football International. Antigo produtor multimídia do Locast Project do MIT/EUA
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias, no Instagram em @futebolamericanobrasil_ e curta-nos no Facebook.

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *