Porto Alegre Gorillas vira contra Juventude no thriller pela última vaga aos playoffs

Porto Alegre Gorillas garante histórico favorável de 2-0 contra o Juventude. Foto Klaus Frantz/ContraCena Filmes/Futebol Americano Brasil

A partida que encerrou a temporada regular do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano não não podia ser diferente. Em disputa a última vaga aos playoffs da competição, o Porto Alegre Gorillas encerrou um tabu do Juventude como mandante na competição estadual – onde jamais havia perdido como mandante. Os porto-alegrenses venceram o rival da Serra Gaúcha de virada pelo placar de 24 a 20. O evento foi realizado neste domingo (28), no Centro de Treinamentos do Juventude, em Caxias do Sul.

Confira a classificação do Campeonato Gaúcho

O sucesso do jogo pareceu favorável aos mandantes. O Juventude inaugurou o placar com uma corrida de 3yd do tailback americano #24 Devion Young no C gap para touchdown, quando a chamada se deu a entender que seria uma inside zone run. O placekicker #7 Álvaro Fröhlich completou com o PAT. Mais tarde, o signal caller #1 Bruno Bortoluzzi, em empty backfield formation, bunch right e twins left, teve de sair em scramble do pocket, venceu dois tackles – um ainda no pcket e outro no Strong side – para furar a defesa rival, percorrer 9ys e anotar o touchdown. Novamente Fröhlich acertou o extra point.

A reação dos Gorillas ocorreu durante o segundo período. O programa de Porto Alegre chegou a ameaçar a meta de Caxias do Sul quando visitou a redzone, mas a unidade de defesa local tratou de forçar um turnover on downs. Na sequência, o quarterback #5 Pietro Balzano conectou um passe de 32ys para touchdown para o slot receiver #87 Pedro Boni, em post route em trips right. Balzano descontou com um passe para o receiver #13 Guilherme Carvalho no try. 14-8.

Na etapa complementar, o Juventude voltou a marcar com Young, em uma corrida offtackle no weak side de 57yd para touchdown, com direito a quebra de um tackle em open field. Desta vez, Fröhlich teve o arremate de bonificação bloqueado pelo special team adversário.

Pouco depois, a defesa púrpura colocou Fröhlich como punter em uma situação delicada de realizar o punt dentro da endzone. Para piorar o cenário dos donos da casa, o punt returner #19 Thiago Braga carregou a bloa até a linha de 6yd do campo de ataque. O drive foi capitalizado com uma corrida de Braga em offtackle no strong side, após sweep de Carvalho para a direita em trips right. Balzano encontrou Carvalho para a conversão de dois pontos.

Durante o último período, o Juventude teve a oportunidade de ampliar o marcador com um field goal de aproximadamente 38yd, porém, Fröhlich desperdiçou o arremate. Partindo para o all-in e com pouco tempo no relógio, o turnover contra os mandantes foi capital para o roster de Porto Alegre. Em uma 4th & goal, Balzano lançou para Carvalho como split end no canto da endzone. A virada foi sacramentada com o try de Balzano para Bone em in route. Final 24-20.

O Porto Alegre Gorillas finaliza a primeira etapa na segunda colocação do Grupo A com campanha de 2-1. O time da Capital avança direto à semifinal e aguarda os vencedores do wildcard.

Por outro lado, o Juventude termina na terceira posição com 1-2 e eliminado da competição, algo inédito na história do programa pelo estadual.

Comentários? Feedback? Siga-nos no Twitter em @fabrnoticias, no Instagram em @futebolamericanobrasil_ e curta-nos no Facebook.

Leave a Comment